quinta-feira, 23 de junho de 2011

Torneio de Xadrez S. Rosendo 2011 (escolar)

Do nosso presidente, Ricardo Amaral, recebemos o seguinte pedido de publicação.

Na manhã do último dia de aulas, 22 de Junho de 2011, quarta-feira, no polivalente da escola, realizou-se um torneio de xadrez tendo como finalidade coroar o encerramento de mais um ano lectivo, sempre um marco na vivência de cada um numa escola muito resistente à criatividade, à iniciativa e à valorização da diferença.
Esta como outras actividades, tal como o teatro, materializáveis pela teimosia de alguns em remar contra a maré, feita de muita papelada, relatórios e mais relatórios, diminutos espaços de encontro e troca de ideias, muito formalismo, será talvez de dizer: -“ muita parra e pouca uva”.
Muitos foram os inscritos, Tiago Maia, Joel Filipe, Diana Moreira, Rafael Andrade e Diogo Emanuel Torres, alunos do 5ºI; Francisco Fonseca, Rúben André Sousa, Diogo Fernando Vieira, Fábio Sousa Costa e Luis André Machado do 5ºB; Rui Dias, Paulo Bessa e Pedro Henrique do 5ºH; Gonçalo Leão e Ivo Manuel Carneiro do 5ºA; Susana Silva do 5ºC; Cláudia Santos do 5ºD; António Barros do 5ºJ; Joaquim Martins, Edgar Alves e Mário Silva do 6ºJ; Daniel Figueiras e Marco Silva do 6ºJ; Bruno Miguel Leite do 9ºC. 
 O torneio constou de quatro rondas com dez minutos por jogador para terminar a partida, gerido pelo programa Swiss Manager, tendo como árbitro principal o Jorge Dias, coadjuvado pelo Hugo Moreira, Luis Dias e Nuno Silva, todos eles jogadores federados, sócios do NXST, ex-alunos desta escola e actualmente a frequentar a Escola Tomaz Pelayo. Agradeço-lhes e dou-lhes os parabéns pela harmonia, boa disposição e rigor com que decorreu todo o torneio.
Terminaram vinte e dois jogadores e os grandes vencedores foram : primeiro classificado, Francisco Fonseca com quatro pontos, segundo classificado, António Barros com 3,5 pontos, BH8 e o terceiro classificado, Ivo Azevedo com 3,5 pontos, BH 7,5. Para apurar a primeira classificada feminina foi realizado um jogo entre as duas candidatas ao título. A Diana Moreira e a Susana Silva, tendo vencido esta última, talvez porque vítima de um excesso de tensão, a Diana excedeu o limite permitido de penalizações, três penalizações. A grande revelação como fotógrafo foi o Luis André Machado a quem se deve as boas fotos para recordar. Apesar de me sentir numa escola de frágil democracia e humanismo deficitário, quero agradecer em nome dos alunos que têm escolhido o xadrez como meio de convívio e formação, o me terem permitido realizar este torneio.
 Ricardo Amaral, professor na escola S. Rosendo e responsável pelo grupo equipa de Xadrez do Desporto Escolar.

Sem comentários: