segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ilyumzhinov diverte-se a jogar xadrez com ... Gaddafi

De uma forma inédita e inesperada, o presidente da FIDE Kirsan Ilyumzhinov, visitou o líder líbio Muammar Gaddafi, que está desde há semanas a deparar-se com uma forte oposição rebelde através de todo o país bem como a sofrer ataques aéreos pelas forças da NATO.
A visita fez parte da acção daquela federação internacional denominada "Ano de África" e, Ilyumzhinov, que tem tido boas relações com aquele líder desde há anos, efectuou um jogo contra o seu filho mais velho bem como ensaiou uns lances contra o próprio Gaddafi (embora nas imagens se perceba que não saberá movimentar bem as peças...).
A televisão líbia apressou-se a emitir imagens do acontecimento e a SIC já as retransmitiu nas suas edições noticiosas de hoje e deverá continuar a faze-lo nas próximas.
Uma agência de notícias russa referiu que Kirsan Ilyumzhinov afirmou ter jogado uma partida em Tripoli no domingo contra Gaddafi. Disse ainda que lhe tinha sido confidenciado que o líder muçulmano não teria qualquer intenção de abandonar o país.
Ilyumzhinov tem uma relação cordial de sete anos com Gaddafi, que em 2004 patrocinou o Campeonato do Mundo precisamente em Tripoli..
Mais uma vez o desporto e a política de mãos dadas mas, aqui, mesmo que houvessem ´favores´ que urgia pagar, Ilyumzhinov deu um verdadeiro tiro de canhão no pé a julgar pelas vozes críticas a tal acção vindas de vários quadrantes da modalidade.

Sem comentários: