quarta-feira, 8 de junho de 2011

Concurso lançado pela FIDE terminou

Se bem se recordam, há alguns meses atrás, demos conta do lançamento de um concurso a nível mundial promovido pela FIDE com o apoio da The Deloitte, para eleger um algoritimo/sistema capaz de predizer, com elevado grau de probabilidade, o resultado dos jogos de xadrez e a atribuição mais justa a cada jogador das suas capacidades xadrezistas.
Pois o concurso terminou e o vencedor foi a equipa liderada por um holandês - Tim Salimans - , licenciado pela Universidade de Roterdão.
Tim conseguiu a proeza de obter as previsões mais acertadas de entre as 189 equipas que participaram, tendo ganho o prémio de 10.000 dólares.
Aos participantes, eram-lhes concedida uma base de dados com 2 milhões de jogos efectuados por 54.000 jogadores diferentes em eventos organizados pela FIDE durante 11 anos. O nome dos jogadores e o seu Elo foi ocultado tendo sido apenas fornecido uma identificação para cada jogador de forma a não influenciar as previsões.
Após terem estudado os jogos e quando prontos para fazerem as suas previsões, eram disponibilizados mais 88.000 jogos efectuados pelos mesmos jogadores que constavam nessa base de dados, sendo pedido que o sistema por eles idealizado, previsse os resultados e, por inerência, a "força" de cada jogador.
O sistema vencedor conseguiu acertar em 62% dos resultados enquanto que o nosso familiar sistema de Elo, não ultrapassou os 24%...

Sem comentários: