segunda-feira, 6 de junho de 2011

Anand vence o XXIV Torneio de León

Viswanathan Anand venceu sem grandes difculdades o espanhol Shirov por 4½-1½ e arrecadou, pela oitava vez, o troféu em disputa no Magistral Ciudad de León, um dos torneios mais prestigiados do mundo e que consolida o indiano como um dos melhores xadrezistas de todos os tempos.

1º DIA: SHIROV-ANAND
Ronda
Brancas
Negras
Res.
SHIROV
ANAND
½ ½
ANAND
SHIROV
1 0  

 O campeão do mundo adianta-se nos dois primeiros jogos.
" O meu 11º lance da segunda partida foi improvisado no tabuleiro" - declarou Shirov a uma imprensa atónita já que tal acção tem tanto de valentia como de insensatez quando o rival é nada mais nada menos que Anand. Este, no entanto, afirmou " Tinha análises caseiros daquela posição pelo que joguei em parte de memória e consegui clara vantagem desde a abertura. No entanto, a dado passo, o jogo ficou complicado e, embora soubesse sempre da minha vantagem, não foi fácil chegar à vitória".

2º DIA : ANAND-SHIROV
RondaBrancasNegrasRes.


SHIROV 

ANAND

0 1
 ANAND     
SHIROV

½ ½

Com o mesmo resultado do dia anterior, Anand passava a vencer por 3-1.
No terceiro embate, o espanhol arriscou em demasia e vergou-se somente ao fim de 17 lances. O quarto, foi um empate tranquilo.
"Já estava perdido antes de jogar." - afirmou um contundente Shirov na sala de imprensa. E passou a explicar " Não consegui encontrar nenhuma variante satisfatória contra a defesa Caro-Kann durante a minha preparação matutina no hotel. De modo que cheguei a este cenário com um estado de ânimo pouco apropriado. Então, elegi uma variante bastante agressiva, com a esperança de, ao jogar de brancas, conseguir pelo menos um empate. Está agora óbvio que não acertei. " - concluiu.
Anand, por seu lado, mostrou-se muito satisfeito não só pela vitória mas porque " a partida é instructiva sobre como aproveitar a debilidade de um rei no centro de uma posição já de si cheia de debilidades."

3º DIA: SHIROV - ANAND
RondaBrancasNegrasRes.
SHIROVANAND0 - 1
ANANDSHIROV½ - ½

Ainda o mesmo resultado (1½ - ½) das outras rondas anteriores e a competição terminava.
Com a sua habitual modéstia, Anand não se referiu ao seu magnífico jogo na 5ª partida jogando de pretas . " Consegui uma posição vantajosa e sentia muita confiança nesse momento. Mas Shirov defendeu-se muito bem e o cenário complicou-se muito. Felizmente para mim e em apuro de tempo, dei-me conta da existência de uma combinação muito interessante."
Shirov foi auto-crítico como deve ser um xadrezista : " Necessitarei de alguns dias para tirar conclusões claras mas é óbvio que devo mudar alguma coisa na preparação e eleição das aberturas, porque foi aí que residiram os meus maiores problemas, especialmente com as brancas. ".

Sem comentários: