terça-feira, 21 de junho de 2011

Bobby Fischer nos cinemas

Mais de três anos passaram desde a morte de Bobby Fischer (em Janeiro de 2008) mas torna-se evidente que a última palavra ainda não foi escrita na vida do ex-campeão do mundo. O interesse que a sua figura suscita parece estar mais vivo do que nunca e, uma vez que se tornou bastante conhecido para além das fronteiras do xadrez, não são só os elementos que gravitam em torno da modalidade que estarão porventura interessados na sua história.
Este documentário que estreará nas salas dos cinemas estrangeiros no próximo mês de Julho (desconhece-se ainda quando o será em Portugal), mostra muito de Fischer enquanto jogador mas muito mais enquanto pessoa e homem.
Um dos factos mais interessantes da sua vida é que ela parece seguir os "altos e baixos" de uma novela ou de um filme, com a visível ascensão até Reykjavik em 1972 até à queda trágica  após esse momento.
Foto de Fischer durante um dia de descanso
dos jogos que disputou contra Spassky em Reykjavic
 O documentário recolhe vários depoimentos de adversários, familiares e um em especial do fotógrafo e amigo escocês Harry Benson que o fotografou durante o torneio e manteve com ele uma estreita relação de amizade, tendo sido muitas vezes o seu confidente e conselheiro.
Booby Fischer against the world  - nos cinemas brevemente.

Reykjavic, 1972  : Fischer v/s Spassky

Sem comentários: