quinta-feira, 2 de junho de 2011

Garry Kasparov mantém-se activo

Existem fortes indícios que Garry Kasparov está prestes a jogar outra série de jogos rápidos e, desta vez, contra o Nigel Short, recente vencedor do torneio CUCA em partidas clássicas realizado em Angola e do qual aqui já fizemos referência.
Kasparov aniquilou Anatoly Karpov em 2009 tendo na altura o ex-campeão do mundo afirmado que, depois de "reformado",  este tipo de jogos eram os mais indicados para si.
Kasparov ainda tem um grande interesse no xadrez e tem-se mantido em contacto com as evoluções surgidas na modalidade. Já fez saber, no entanto, que não voltará ao xadrez profissional, sem excluir estes jogos de exibição.
Nigel Short é ainda também um jogador muito activo que ocupa neste momento o 54º lugar no mundo e deve conseguir uma oposição mais forte daquela que Karpov mostrou.
Agora rumores (com grande base de sustentação), sugerem que um patrocinador pretende que os jogos se efectuem na Câmara Municipal de Leuven, Bélgica, em Outubro próximo e que as negociações já estarão em curso.
Até lá, Garry Kasparov e Jan Callewaert, fundador da Option, darão uma conferência de imprensa anunciando o lançamento da Kasparov Chess Foundation Europe em Bruxelas no dia 8 de Junho pelas 11,30h que será transmitida em directo via internet.
A principal acção desta fundação é promover o xadrez nas escolas de toda a Europa e, de forma mais incisiva, entre as camadas mais jovens (dos 6 aos 18 anos).

1 comentário:

Mário Amaral disse...

Este comentário não é propriamente à notícia, mas sim à nova ferramenta que se encontra disponível no Blog, e que permite assinalar "gostei"/"não gostei" em relação ás notícias publicadas:

Muito boa ideia. Parabéns. Muitos utilizadores que não comentam mas deixam a sua marca. Penso que será mais uma ferramenta a dinamizar o blog, e por consequência o Xadrez!

Obrigado "bloggers"!