terça-feira, 28 de junho de 2011

Entrevista a Boris Gelfand

O israelita e GM Boris Gelfand venceu recentemente, como sabemos, os Jogos dos Candidatos em Kazan, tomando para si o direito de desafiar Vishy Anand no próximo Campeonato do Mundo que terá lugar em 2012. Boris foi recebido como herói no seu regresso e concedeu uma entrevista da qual retiramos pequenos excertos.
ENTREVISTA
P: Foi interessante verificar a sua estratégia na abertura sempre que jogava com as  pretas - prescindiu da sua Defesa Petroff imbatível pela Siciliana Najdorf, que utilizou de forma muito efectiva...
R: Bem preparados, podemos utilizar qualquer abertura. Neste caso, olhei para o leque de opções que tinha e decidi que a Siciliana estaria melhor para mim. Sinto-me igualmente à vontade para jogar qualquer das duas aberturas.
P: Considera o terceiro jogo contra Mamedyarov como o melhor da sua carreira ?
R : Foi seguramente um dos melhores. Tive que efectuar alguns lances difíceis, mas o conceito geral estava correcto  – ...Tc8 era o único lance possível já que, com qualquer outro, estaria perdido, tal como ...Bg6 em vez de tomar a torre.
P : Ficou surpreendido com as aberturas de Kamsky ?
R : Sim, ele melhorou bastante as suas aberturas, graças aos seus segundos, os GMs Sutovsky e Volokitin. Jogou muito bem. Sutovsky tratou na Defesa Grünfeld como grande especialista que é, enquanto que Volokitin surgiu com boas ideias para as brancas. Assim, ele estava bem preparado.
P : Dá consigo a analisar jogos passados durante o decurso de uma partida ?
R : Não, não! E os meus segundos nunca me dizem nada sobre a evolução de um determinado jogo passado durante uma competição...
P : Mesmo quando o ritmo da sua partida é lenta e os lances bem conhecidos - tem tendência para analizar e "matar-se" a pensar na sua posição ?
P : Tem de se encontrar um equilíbrio - por vezes é necessário muita precisão, especialmente quando uma longa linha de lances começa com o meu jogo e tentar ver como ficará após 5 a 7 movimentos. Outras vezes, os lances são naturais e apenas tenho de verificar se não existem outros claramente melhores.
P : O que costuma fazer durante os jogos - é conhecido por andar muito - aproveita para ver os jogos dos seus adversários ?
R : Vou para um quarto destinado aos jogadores - bebo um chá ou um café, fruta ou como qualquer coisa. Assisto ao meu jogo por um grande monitor e espero que o meu oponente efectue o lance. Por vezes espreito um outro jogo com posições interessantes mas é sempre de forma rápida.

1 comentário:

ricardo amaral disse...

Achei interessante o aspecto relativo à sala para os jogadores, onde podem observar o seu e outros jogos à distância.