sexta-feira, 17 de junho de 2011

Preliminar F do distrital individual do Porto arranca hoje

Arranca hoje com 15 participantes a 3 ª edição do "Caracol na Ponte" sob a égide da AXP e organizado pelo Pontex, prova a contar para o apuramento para a fase final individual do distrito do Porto e última preliminar desta época para esta competição em particular.
Já muito se falou da parca adesão dos jogadores às preliminares deste ano o que empobrecerá, por certo, o nível médio da fase final. As razões serão diversas porque tamanha subtração de participantes não pode residir apenas num só factor. Convido todos os visitantes a deixar aqui expressas as suas opiniões por esta redução substancial e, para ajudar nessa reflexão, deixo alguns números :

PARTICIPAÇÕES FASE DE APURAMENTO DISTRITAL-PORTO               
2008/2009 ......... 15 Preliminares ....... 319 jogadores
2009/2010 ......... 11 Preliminares ....... 289 jogadores
2010/2011 ......... 05 Preliminares ....... 130 jogadores (?)

Aguardo as V/ opiniões as quais, desde já, agradeço.

Emparceiramento para a 1ª jornada - 2011/06/17 às 21:00 horas
Rtg Nome            Pts Res Pt Nome            Rtg 
1905 Miguel Ferreira 0       0  Jorge Dias     1395
1363 Luis Dias       0       0  Nuno Sousa     1748
1624 André Sousa     0       0  Baltazar Lomba 1261
1249 Tiago Lopes     0       0  António Mendes 1544
1328 André Costa     0       0  Nelson Coelho  1241
1175 Júlio Silva     0       0  André Martins  1305
1437 Rui Ferreira    0       0  Hugo Abreu     1146
1144 Lucas Lomba     0          Bye     

8 comentários:

Hugo Soares disse...

Penso que tem havido cada vez mais desinteresse pelo xadrez em Portugal, principalmente no distrito do Porto que é o distrito pelo o qual posso falar.

Onde se nota mais ausência é nos bons jogadores, que praticamente guardam-se o ano todo para apenas jogaram os Campeonatos Nacionais, o que acho incompreensível, o que fará com que, por exemplo, a Final do Distrital Individual tenha um nível mt mais baixo do que em anos anteriores.

Tem que haver mais dinamismo da parte dos dirigentes do xadrez em Portugal, criação de mais torneios, angariação de mais jogadores, mais publicidade à modalidade.

Mais um exemplo berrante foi a não realização do Torneio de Carnaval Dolce Vita, que era provavelmente o torneio que dava mais visibilidade ao xadrez no Porto, e que juntava sempre perto de 100 jogadores.

Claro que todos estes factos culminaram com as poucas preliminares realizadas este ano, apenas 6, e em que até houve 1 que não recebeu participantes..

Anónimo disse...

Julgo que esta vida não está para o xadrez. As pessoas têm mais com que se preocupar e desligam-se um pouco destes torneios que ocupam várias horas durante vários dias. Ainda para mais, em caso de apuramento para a fase final, existe nova e igual exigência de disponibilidade.

Mário Amaral disse...

Penso que quem gosta de xadrez, gosta, e este tipo de sentimento não se compadecerá com o comentário do amigo anónimo. Acho que uma das razões se deve à quase extinção de clubes ou associações que pratiquem e dinamizem o xadrez. Estes agentes são quem organiza as "famosas" preliminares, ou quem alimenta aquelas promovidas pelos seus pares. Não creio que participem nessas preliminares muitos jogadores não afiliados a um qualquer clube ou associação.
Se calhar, os clubes que participaram em anos anteriores estão este ano novamente com menos jogadores. Deve cada clube reflectir o porquê. Para bem da modalidade e da vida do proprio clube.
Agora se há menos clubes...

carlos ribeiro disse...

Completamente de acordo com a opinião do anónimo. Existem coisas bem mais importantes que o xadrez!

Unknown disse...

Não há ninguém que não tenha um hobby, seja ele praticar um desporto, ler um livro, passear a pé ao fim do dia, ou simplesmente ver uma telenovela. O xadrez, para quem gosta, enquadra-se perfeitamente nesses tempos livres. Acredito que haja menor disponibilidade para a preparação competitiva mas, como o Mário Amaral disse, quem gosta mesmo não se compadece com obstáculos.

Senão, como se explica o aumento de 25% anual de praticantes federados de BTT, uma actividade enormemente mais cara que o xadrez e que tira, igualmente, tempo aos seus praticantes?

Tem de haver uma razão mais profunda pelo crescente desinteresse. Suspeito que seja a competição de outras "distracções" (internet, redes sociais, jogos computador/consolas, etc) aliada ao fraco estímulo que o pessoal jovem recebe para experimentar o xadrez.

Rui Ferreira disse...

Hoje em dia as pessoas, jovens e menos jovens, procuram fazer exercício físico principalmente, e o Xadrez não é a modalidade ideal.
Acho que o Xadrez é uma actividade que devia complementar o desporto físico, mas que ainda é vista como um jogo só para "inteligentes".
É preciso divulgação nas escolas e só partindo a iniciativa de um ou dois professores em cada escola é que o Xadrez pode melhorar.
Passou-se alguma coisa de errado nestes últimos anos, porque entre 2005 e 2008 a modalidade no distrito do Porto estava bem, no meu ponto de vista. Daí para cá tem havido um crescente desinteresse, geral, não só dos jovens, em parte devido à Federação Portuguesa de Xadrez, ao fazer leis que complicam, correctas administrativamente, mas que na prática depois não conseguem controlar.
Sobre os torneios preliminares, também se nota que destes 130 participantes, há jogadores repetentes das preliminares anteriores (A e E).
A época está praticamente a terminar, precisamos todos de férias.

Rui Miranda disse...

Os comentários são todos muito interessantes e, curiosamente, concordo um pouco com todos eles mas, HUGO, existem bons jogadores que não estão presentes nos campeonatos nacionais e também não apareceram este ano. Mas, MÁRIO, os clubes fortes no distrito do Porto são o GXP, o GDDF a AXG e o MCP (se falho algum, peço desculpa) e esses, de uma forma ou de outra, mantêm nas suas fileiras grandes jogadores que também não apareceram este ano. Mas, NUNO, o facto de se gostar de um desporto não implica por si só que se tenha disponibilidade para o praticar assiduamente e os tempos mudaram um pouco neste último ano. Julgo que o exemplo de BTT não colhe porque, por ser "uma moda" nestes anos. Vamos ver se assim continua. Além do que, sendo praticado maioritariamente por jovens, é um desporto que, desde logo, partidariza os eus praticantes. Mas, RUI, o desporto escolar no que respeita ao xadrez, tem vindo a ser fortemente incrementado nestes últimos anos e a participação nos campeonatos escolares éstá em crescendo. No entanto, não há aderência desses jovens a clubes da modalidade. E, CARLOS, é claro que existem coisas mais importantes do que o xadrez, a questão aqui é exactamente saber o quão importante é o xadrez. Obrigado a todos pelos comentários.

Paulo Topa disse...

Parece-me que esta é uma questão bastante complexa e que não terá uma resposta imediata.
Estou no xadrez há pouco tempo, mas parece-me que a AXP (que só tem um rosto visível - é muito pouco) esteve menos activa este ano. Houve poucos torneios de semi-rápidas (o circuito das colectividades perdeu a força que tinha), mas até houve alguns torneios de lentas (não existem só os preliminares) com prémios interessantes.
O facto da FPX não estar pacificadas e de haver muita "pedra" para partir também não ajuda.
No Desporto Escolar, parece-me que o nível de jogo também foi inferior este ano e, por outro lado, creio que a imensa maioria dos jogadores que sabem fazer alguma "coisa" são federados.
A crise explicará muita coisa. As pessoas perderam empregos, muitos pais terão deixado de pagar a treinadores, as viagens são caras para quem pouco tem.
A ver vamos, é preciso continuar a trabalhar nos clubes e ter alguma disponibilidade para gastar tempo a organizar as coisas.
É lógico que o mais importante não é o xadrez, mas é algo agradável. Penso, contudo, que se não tivesse emprego ou como pagar a casa não teria vontade nenhuma de jogar/organizar.