domingo, 10 de junho de 2012

Tal Memorial : Emoção ao rubro na terceira ronda

Esta foi uma ronda de sacrifícios com todos os resultados possíveis. O primeiro foi o brilhante sacrifício/troca de McShane que se abateu sobre o rei de Aronian de uma forma fatal (ver partida em baixo). McShane tinha perdido os dois primeiros jogos e, se havia algum jogo que Aronian podia pensar perder, este não era concerteza um deles. O inglês produziu um dos jogos da sua vida. Depois, também o sacrifício/troca de Kramnik para neutralizar Radjabov e obter o equilíbrio.
Um McShane feliz (à direita) durante a exploração do jogo
Hikaru Nakamura estava claramente à procura de sangue quando resolveu abrir o Gambito de Rei frente a Evgeny Tomashevsky noutro jogo entusiasmante, mas Tomashevsky mostrou-se à altura e uma partida interessante terminou num empate.
No entanto, nem tudo foi excitação. Magnus Carlsen não mostrou nada no jogo com  Fabiano Caruana que executou a Defesa de Gruenfeld, e no qual rapidamente foi acordado mais uma vez a divisão de pontos com bispos de cor oposta.
O confronto entre o líder Teimour Radjabov e Vladimir Kramnik prometeu muito no início mas outro sacrifício/troca, este do russo, foi tão eficaz que Radjabov concordou com uma repetição de lances após 25 lances.
A última partida a acabar foi aquela que opôs os dois Alexander. Uma batalha épica que podia ter terminado para qualquer um dos lados, mas foi Morozevich que ganhou o dia e se juntou a Radjabov na frente com 2½ pontos.
Amanhã é dia de descanso.
Ronda 3: Domingo, 10.Junho.2012
 Carlsen
½-½
Caruana
 Grischuk
0-1
Morozevich
Radjabov
½-½
Kramnik
Aronian
0-1
McShane
Nakamura
½-½
Tomashevsky

Aronian (brancas) 0 - 1 McShane (pretas)

Sem comentários: