sexta-feira, 29 de junho de 2012

Anand : Como funciona a memória no xadrez

Em meados deste mês. Viswanathan Anand, foi o orador principal numa conferência a convite da maior empresa de gestão e consultadoria do mundo.
Anand discursou sobre reconhecimento de padrões, tomadas de decisão, computadores e estratégias usadas no campeonato do mundo.
São 44 minutos de vídeo mas o tempo é muito bem empregue.
Aqui ficam algumas curiosidades reveladas nos primeiros cinco minutos, bem como o vídeo original para quem quiser dispôr desse tempo :

" Os jogadores de xadrez facilmente se lembram de ideias e padrões tirados de milhões de jogos. Isto é normalmente uma capacidade que requer algum treino. No entanto, lembro-me que um dia estava na Suiça e a minha mulher disse-me que tinha colocado algumas coisas minhas no cofre. 
- O código é muito fácil. É o 2706 e poderás tirar de lá o que precisares. - disse-me.
-  2706 não é um Elo muito interessante- - retorqui. - Normalmente são arredondados para o próximo 5 ou 0. Assim, não vejo como me seja fácil lembrar dele.
Pareceu-me um pouco chocada e, olhando para mim, lembrou-me que 27/06 era a data do nosso aniversário de casamento (risos).
Como vêm, podemos ser muito bons a usar padrões no xadrez, mas podemos ser facilmente desafiados noutras áreas. "

" Se mostrarem diagramas de fases de jogos a um bom jogador, ele será capaz de indicar o ano e o nome dos jogadores que chegaram a essa(s) posição(ões). Os livros de xadrez têm normalmente diagramas que ajudam a compreender cada fase do jogo. Claro que, após um tempo, somos capazes de visualizar as jogadas mentalmente sem precisar de um quadro físico.
Essa capacidade foi posta à prova quando um dia joguei uma simultânea com cerca de 30 rapazes e, um deles, pensou que, uma vez que eu só voltaria a efetuar novo lance após ter jogado com todos os outros, me poderia roubar uma peça que eu não notaria (risos). Mas, quando temos uma imagem na cabeça, soube que ele me tinha tirado a peça e pedi-a de volta. Ele mostrou-se admirado e, ao mesmo tempo desapontado, com este meu pedido (risos).
Este tipo de reconhecimento de padrão é muito importante para o desenvolvimento enquanto jogador. Se tiverem uma posição em que reconheçam o padrão, podem usa-lo como um GPS para efetuar os lances. Procura-se padrões similares, estruturas de peões similares que, depois,  extrapolamos para o nosso jogo. "

Sem comentários: