A Federação Turca de Xadrez (FTX), anfitriã este ano das Olimpíadas de Xadrez que terão lugar entre 27 de Agosto e 10 de Setembro em Istambul, rejeitou as nomeações dos árbitros indicados para o certame pelas federações de Inglaterra, França, Alemanha, Suíça, Ucrânia e Estados Unidos.
A razão prende-se com o facto de " estas federações terem colocado ou apoiado ações judiciais contra a FIDE, criando assim problemas financeiros aquela entidade internacional " - explicaram os organizadores da FTX.
Desta forma, não restou outra saída para as federações que se sentiram lesadas nos seus direitos, do que protestar formalmente contra aquela decisão de negar a participação dos árbitros indicados já que, segundo ainda as mesmas federações, esta decisão atropela os estatutos e o Código de Ética da própria FIDE. A Federação de Xadrez da Geórgia apoia os pretensos lesados.
O facto de a FTX e o presidente Kirsan Ilumjínov terem excelentes relações (e a prova-lo estão as contínuas atribuições de organização de provas internacionais aquela federação), não será alheio a mais esta prova de solidariedade turca para com o presidente.
Sem comentários:
Enviar um comentário