sábado, 16 de junho de 2012

Anand em entrevista...

Após Gelfand ter concedido uma extensa entrevista da qual aqui reproduzimos excertos, agora é Anand que foi entrevistado e, embora não produzindo declarações tão curiosas como o israelita, deixamos também algumas afirmações do campeão do mundo :
1.   " A emoção e a tensão que sinto durante um jogo termina imediatamente após o mesmo ter sido concluído. O 'engraçado', é acordar todas as manhãs com esta sensação de não saber se irei jogar bem ou mal nesse dia. No entanto, após a competição terminar, não consigo dormir por dois ou três dias. Parece que o corpo se está a libertar lentamente de tudo a que foi sujeito e, apesar de não haver mais incerteza no resultado, a verdade é que não durmo. "

2.   " Durante as competições, Aruna trata de tudo para que eu só pense no xadrez. Tudo o que tenho de fazer é assegurar-me que levo o meu computador. "

3.   " Não fiquei surpreendido por Gelfand ter saído vencedor em Kazan. No entanto, havia outros candidatos que talvez fossem mais favoritos como Aronian ou Kramnik. Mas, mesmo assim, nunca excluí ninguém. "

4.   "  Nunca me senti favorito em relação a Boris. "

5.   " Nestes encontros, é realmente muito importante emboscar o teu adversário em alguma parte do jogo. "

6.   " O meu treino para o confronto com Gelfand, consistiu numa preparação na Alemanha com a minha equipa entre Janeiro e Abril. Por isso decidi que jogaria algumas partidas da liga alemã. "

7.   " É claro que nos questionamos quem poderia estar a ajudar Boris já que ele é muito próximo de vários jogadores de classe mundial. Kramnik e Aronian são apenas dois dos muitos que o poderiam ajudar e, claro, Kasparov que passou a competição a dizer o quão patético eu era... "

8.   " Creio não ser segredo que Kasparov e eu já não somos os melhores amigos. "

9.   " O meu jogo não foi de nenhuma forma inferior ao de (digamos), Kasparov em Londres... "

10. " Entendi que Gelfand tinha mérito pela simples razão de que eu não estava a conseguir marcar a diferença. "

Sem comentários: