Ali Nihat Yazici, presidente da Federação Turca de Xadrez, tomou uma posição controversa no que concerne à recusa na participação nas próximas olimpíadas em Istambul, de árbitros provenientes de sete federações que colocaram ações judicias (ou apoiaram essas ações) contra a FIDE.
Conforme aqui demos conta em devido tempo, os árbitros banidos pertencem às federações de Inglaterra, Estados Unidos, França, Geórgia, Ucrânia, Alemanha e Suíça.
Lembramos que Ilyumzhinov se tem assumido politicamente desde que venceu as eleições, apoiando abertamente aqueles que a comunidade internacional apelida de "ditadores e criminosos".
Ali Nihat Yazici, presidente da Federação Turca de Xadrez e Vice-Presidente da FIDE demissionário |
Após a Federação Russa ter criticado esta tomada de posição por parte da Federação Turca, múltiplos outros protestos se seguiram por parte de outras associações bem como, claro está, por parte das Federações vitimizadas.
Hoje, de forma oficial, Ali Nihat Yazici saiu a explicar as razões para essa tomada de posição : "... as sete federações foram usadas como marionetas de Garry Kasparov, sobretudo ao abrigo de um jogo político sujo.".
E continuou : "- Porque não preciso de qualquer título para continuar a lutar pela xadrez e porque isto não é uma guerra pessoal (há rumores de que é mesmo), apresentei a minha demissão da qualidade de vice presidente da FIDE ao presidente Kirsan Ilyumzhinov para que todo este caso se resolva, uma vez que estas ações já custaram mais de um milhão de euros, dinheiro esse que poderia ter sido gasto na promoção da modalidade."
Chegará ? Ou a ideia é mesmo tentar destituir Ilyumzhinov da presidência ?
Sem comentários:
Enviar um comentário