domingo, 10 de junho de 2012

Gelfand em entrevista...

Cerca de uma semana após ter terminado o match que permitiu a Anand a renovação do título de campeão do mundo Gelfand, sentado em frente ao seu computador, concedeu uma entrevista via Skype desde a sua casa.
Começa por ser logo curioso o facto de, durante a mesma, se ouvirem constantemente clicks. O israelita explicou depois que, enquanto estava a ser entrevistado, também estava a rever alguns jogos do tiebreak, aberturas, meios e finais dos jogos e as oportunidades perdidas, e que aquele som provinha do seu rato informático. Deve ter sido difícil retirar todos aqueles jogos da memória...
Eis algumas declarações que considero serem mais relevantes ou curiosas :

1. - " Depois do último jogo, lembrei-me do Barcelona-Chelsea. Tive vantagem mas não a concretizei e o oponente concretizou as dele. Penso que foi muito similar o que se passou comigo. É desporto. Devemos aceita-lo mas, claro, sei que podia ter feito muito melhor. "
 
2. - " Provavelmente com uma gerência melhor do meu tempo, poderia jogar a um nível mais elevado mas, por outro lado, se virmos os meus resultados de partidas rápidas, julgo que não poderia elevar o meu jogo. Estou quase sempre atrás no relógio mas os meus resultados em rápidas são ainda melhores do que no clássico. Venci duas vezes no Mónaco, bati Aronian e  Leko ... é simplesmente o meu estilo. Julgo que devo respeita-lo mesmo em momentos críticos. Tenho de me sentir bem comigo mesmo jogando da forma que entendo ser a mais correta. "

3. - " O que aconteceu no terceiro jogo do tiebreak foi uma alucinação. Comecei a estudar finais de torres aos nove anos, e estou certo que, com aquela idade, ganharia já esta partida ! "

4. - " Viktor Kortchnoi estava sempre a dizer : Se queres evoluir no xadrez, deves estar sempre a aprender novas aberturas. Se uma pessoa como ele nos dá este conselho, devemos ouvi-lo. "
     5. - " Não fui, em nenhum momento, inferior durante este confronto. "
     
    6. - "  O xadrez não é para toda a gente. O xadrez é apenas para aqueles que estão dispostos a fazer um esforço intelectual, que têm respeito pelo jogo. "
     
    7. - " Kasparov ofereceu a sua ajuda mas disse-lhe que não. "
     
    8. - " Provavelmente lido com os meus insucessos melhor do que a maior parte dos meus adversários. "
     
    9. - " Se numa posição de empate efetuarmos mais dez lances, não estaremos a acrescentar nada à modalidade (por isso é que acordamos o empate). "
     
    10. - " Julgo que um Campeonato do Mundo é também um evento cultural e devemos dar o exemplo a todas as crianças que o assistem. "

Sem comentários: