sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Volokitin - Um ucraniano no País Basco

Terminou o Donostia Chess Festival que teve lugar entre 28 de Dezembro de 2011 e 5 de Janeiro de 2012 em S. Sebastian, no norte de Espanha.

Este torneio teve a particularidade de ser disputado num formato um pouco estranho ao que é habitual, já que os 64 participantes jogaram em knock-out, num formato de duas partidas clássicas, uns contra os outros de forma simultânea. Os derrotados foram sendo eliminados (embora disputassem outra competição paralela). Gashimov, Mamedyarov, Ponomariov, Moiseenko, Bacrot, Naiditsch, Dominguez e Vachier-Lagrave, figuravam no topo da lista.
 
Andrei Volokitin bateu ontem, na final, o checo Viktor Laznicka vencendo os dois jogos. O GM ucraniano foi, assim, o grande vencedor da prova, recebendo um cheque no valor de €20,000 e uma moto elétrica avaliada em cerca de € 5,000.
Andrei Volokitin, usando o tradicional boné Basco e
sentado ao volante da sua nova moto elétrica 

O confronto foi duro e a pressão subiu de tal forma que o GM checo se esqueceu completamente do tempo em um dos jogos onde defendia as pretas. Esse jogo resultou numa final de torres igualada e, apenas uns lances antes, Volokitin tinha proposto o empate ... Após o incidente com o tempo, Laznicka não foi capaz de se concentrar na outra partida e calculou mal uma troca de peças.

Sem comentários: