domingo, 29 de janeiro de 2012

Aronian vence o Tata Steel 2012


Foi um desfecho meritório para uma magnífica prestação de Levon Aronian que terminou sozinho no primeiro lugar deste Tata Steel 2012 com sete vitórias nos treze jogos disputados, o maior número desde que Kasparov o venceu em 1999. Hoje empatou com Radjabov em apenas 12 lances. Carlsen tentou bater Van Wely no intuito de ainda poder chegar ao topo da classificação final ou, em último caso, poder terminar isolado no segundo posto mas teve de contentar-se em dividi-lo com Radjabov. No entanto, ainda se lhes juntou Fabiano Caruana que derrotou o candidato ao título mundial, Boris Gelfand. Jogando de brancas contra Teymour Radjabov, Aronian apresentou uma inócua linha de Gruenfeld seguida de 10 lances teóricos, terminando na repetição de lances com que o jogo terminou (ver tabuleiro). Falando depois ao repórteres, ambos os jogadores afirmaram não ter havido qualquer acordo antecipado.
-“Não, não,” disse Aronian, “Eu apresentei-me hoje aqui para jogar. Estava preparado para lutar mas quando Radjabov permitiu a repetição dos lances, fiquei satisfeito com o empate, claro.".
E Radjabov explicou : " Fiquei surpreendido pela abertura de Aronian. Esperava que ele lutasse pela vitória na esperança de chegar ao primeiro lugar do ranking de FIDE, mas ele preparou-se para uma linha completamente diferente. Acabei ligeiramente pior de pretas e um empate foi bom para mim. Fiquei ainda satisfeito por ter sido o único jogador que não perdeu.".
Carlsen, de pretas frente a Loek van Wely bateu-se valentemente durante 41 lances, mas nunca conseguiu obter mais do que uma pequena vantagem e,  no final, foi ele quem propôs o empate. Com Aronian e Radjabov a acordarem o empate tão cedo, Carlsen disse : " Já não tinha qualquer esperança de jogar para o primeiro lugar.". E depois mostrou-se algo agastado pelo empate prematuro entre Aronian e Radjabov : "Apesar de... bom... eles podem fazer o que quiserem, claro... e se quiseram empatar, tudo bem... apesar de ter ficado surpreendido pelo facto de Radjabov nem sequer ter tentado...."


Grupo A : 12ª Ronda - Dom. 29.Jan.2012
Gata Kamsky - Veselin Topalov
1-0
Loek van Wely - Magnus Carlsen
½-½
Vugar Gashimov - Hikaru Nakamura
½-½
Vassily Ivanchuk - Sergey Karjakin
½-½
Levon Aronian - Teimour Radjabov
½-½
Fabiano Caruana - Boris Gelfand
1-0
Anish Giri - David Navara
½-½


CLASSIFICAÇÃO FINAL

Aronian, Levon ARM28059
Carlsen, Magnus NOR28358
Radjabov, Teimour AZE27738
Caruana, Fabiano ITA27368
Ivanchuk, Vassily UKR2766
Nakamura, Hikaru USA2759
Kamsky, Gata USA27327
Karjakin, Sergey RUS2769
Van Wely, Loek NED26925½ 
Gelfand, Boris ISR27395
Topalov, Veselin BUL27705
Gashimov, Vugar AZE27615
Navara, David CZE2712
Giri, Anish NED2714

Sem comentários: