terça-feira, 24 de janeiro de 2012

9ª Ronda Tata Steel : Aronian isolado com um ponto de vantagem

Uma vez mais houve alteração no comando da tabela mas, desta vez, a distância que separa o primeiro dos segundos, é de um imenso ponto.
Aronian bateu Caruana num jogo muito conseguido e onde demonstrou estar sempre na frente provando, uma vez mais, o seu bom momento de forma. Já Carlsen, que dividia com o arménio o topo classificativo á partida para esta nona ronda, cometeu um erro frente a Karjakin do qual nunca conseguiu recuperar. Realce ainda para Ivanchuk que venceu Giri numa partida de elevado índice técnico e alcançou Carlsen no segundo posto. Também naquela posição, encontra-se Radjabov que dividiu hoje os pontos com Gata Kamsky.
A faltarem apenas quatro rondas para o final da competição, o arménio ganha assim um ponto de vantagem sobre o seu mais direto adversário e é o favorito para arrecadar os 10.000 euros destinados ao vencedor.
- “Consegui levar o meu adversário a entrar no meu fio de jogo" - explicou Aronian, "e obtive uma posição muito boa. Pareceu que iria ganhar de forma confortável mas depois, por uma ou outra razão, comecei a complicar as coisas com cada e qualquer lance que efectuei. Não estou seguro onde Caruana cometeu o seu derradeiro erro, mas sei onde cometi os meus."
Mesmo assim, Aronian não teve muitos problemas para derrotar o italiano após se encontrar com mais uma torre quando estava decorrida apenas a primeira parte do encontro.


Grupo A : Ronda 9 - Terça, 24.Jan.2012
Hikaru Nakamura - Veselin Topalov
½½
Magnus Carlsen - Sergey Karjakin
0-1
Gata Kamsky - Teimour Radjabov
½-½
Loek van Wely - Boris Gelfand
½-½
Vugar Gashimov - David Navara
½-½
Vassily Ivanchuk - Anish Giri
1-0
Levon Aronian - Fabiano Caruana
1-0


CLASSIFICAÇÃO - 9ª RONDA

Aronian, Levon    ARM2805
Carlsen, Magnus    NOR2835
Radjabov, Teimour    AZE2773
Ivanchuk, Vassily    UKR2766
Nakamura, Hikaru    USA27595
Caruana, Fabiano    ITA2736
Karjakin, Sergey    RUS2769
Van Wely, Loek    NED2692
Giri, Anish    NED27144
Kamsky, Gata    USA27324
Topalov, Veselin    BUL27704
Gashimov, Vugar    AZE2761
Gelfand, Boris    ISR2739
Navara, David    CZE2712

Sem comentários: