sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

11ª Ronda Tata Steel : Aronian e Ivanchuk perdem e Carlsen ganha


Vamos ter luta até ao fim deste Tata Steel. Quando se pensava que Aronian não deixaria mais fugir a vantagem que tinha conquistado, perdeu frente a um dos que não se suporia que perdesse - o checo Navara. Ivanchuk copiou o arménio após ter cometido suicídio frente a Gelfand, com ambos a jogarem de brancas. Já Carlsen aproveitou a deixa e venceu Topalov.
Seis vitórias em sete jogos e o único empate não foi conseguido por Wely que, ao fim de 11 jogos, conheceu um resultado diferente do empate que vinha registando nas 10 rondas anteriores. As luzes estiveram, no entanto, centradas no norueguês que defrontava Topalov. Carlsen surpreendeu tudo e todos ao baralhar-se um pouco na Siciliana frente ao búlgaro, acabando numa posição de derrota. No entanto, Topalov não conseguiu encontrar o caminho para o ponto, através de complicações a meio do jogo que teve de enfrentar, permitindo ao adversário voltar à partida e vencer após 56 lances.
Navara por seu lado reconheceu ter saído da abertura em grande vantagem mas atribuiu mérito a Aronian por se ter defendido tão bem, razão pela qual lhe foi difícil transformar essa vantagem numa vitória. -"Estou cansado, mas até agora, Aronian tinha um resultado de 6-1 a seu favor nos jogos que disputou comigo. Estou satisfeitro por ter podido contrariar o avolumar desse resultado." Aronian culpou a sua deficiente preparação pela derrota. -"Não tinha preparado 11...Na6 na minha preparação e não fiquei nada satisfeito com o que se me deparou no tabuleiro. Talvez, num dado momento, tenha tido possibilidades de igualar mas julgo que a desperdicei.".
Radjabov bateu Gashimov e juntou-se a Carlsen no segundo lugar. Radjabov é agora o único jogador que ainda não conheceu a derrota.


Grupo A : 11ª Ronda - Sexta, 27.jan.2012
Magnus Carlsen - Veselin Topalov
1-0
Gata Kamsky - Hikaru Nakamura
½-½
Loek van Wely - Sergey Karjakin
0-1
Vugar Gashimov - Teimour Radjabov
0-1
Vassily Ivanchuk - Boris Gelfand
0-1
Levon Aronian - David Navara
0-1
Fabiano Caruana - Anish Giri
1-0


CLASSIFICAÇÃO - 11ª RONDA
Aronian, Levon      ARM 2805
Carlsen, Magnus      NOR 28357
Radjabov, Teimour      AZE 27737
Caruana, Fabiano      ITA 2736
Ivanchuk, Vassily      UKR 2766
Nakamura, Hikaru      USA 27596
Kamsky, Gata      USA 2732
Karjakin, Sergey      RUS 2769
Gelfand, Boris      ISR 27395
Van Wely, Loek      NED 26925
Giri, Anish      NED 27144
Topalov, Veselin      BUL 27704
Gashimov, Vugar      AZE 27614
Navara, David      CZE 2712

Na tabela mundial, Aronian estava já a 8 pontos de distância de Carlsen mas, com esta derrota, essa diferença subiu, e cifra-se agora em 18.
Faltam apenas duas rondas para terminar a competição pelo que, a partir de agora, um deslize pode significar o afastamento dos lugares honrosos.

2 comentários:

Francisco Assunção disse...

David Navara, apesar de ter um nome bastante espanhol, é natural da republica checa...
Quanto à ronda, de realçar o imenso jogo de poker que houve entre carlsen e topalov, com o norueguês a usar e abusar do "bluff". As últimas duas rondas prometem...

Rui Miranda disse...

Tens razão Francisco. Fui completamente enganado pelo nome que parece, de facto, espanhol, embora devesse ter confirmado. Está já corrigido. Obrigado pelo reparo.