quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Ilusão de ótica

Por vezes, durante um jogo de xadrez, executamos uma série predefenida de lances que julgamos ser correta. No entanto, por vezes e tarde demais, chegamos á conclusão que se tratava apenas de uma ilusão de ótica.
Esta é uma ilusão diferente.
O Chessbase publicou hoje no seu sítio uma ilusão de ótica perfeita que, pela sua curiosidade, resolvi duplicar no nosso blog.
Perguntava então o articulista, qual dos cavalos parece ter uma cor mais clara. Aquele que está no centro ou o que está no topo do tabuleiro?
A resposta parece, á partida, evidente - o do centro. No entanto, AMBOS têm a MESMA cor.
O olho e o cérebro humano processam a imagem corretamente e informam-nos que o do centro é um cavalo branco numa casa branca e, o do topo, um cavalo negro numa casa negra.
Contudo, o cérebro e o olho humano não percecionam simplesmente a luz vinda de uma determinada imagem, mas interpretam a luminescência que rodeia o(s) objetos(s). O cérebro sabe que uma superfície clara numa sombra, pode refletir menos luz que uma superfície escura sujeito a uma luz intensa e entra em compensação.
Se contudo não ficou satisfeito com esta explicação e continua a pensar que um dos cavalos tem um tom mais escuro e outro mais claro, pegue numa folha de papel e faça dois furos de forma a que só sejam visíveis os cavalos e os quadrados onde estes estão.
Encoste-a ao ecran e verá que não só os cavalos como também as casas onde figuram, têm EXATAMENTE a mesma cor.

Sem comentários: