domingo, 8 de janeiro de 2012

ICGA : O Rybka é uma cópia

A recente defesa sobre o afastamento do programa Rybka no sítio do Chessbase e da autoria do Dr. Søren Riisda da qual aqui demos conta, recebeu uma resposta da Associação Internacional de Jogos de Computador (ICGA).
Na pessoa do seu presidente David Levy, a ICGA respondeu de forma dura a essa defesa.
Eis o resumo :
"...quando Vasik Rajlich submeteu a sua candidatura aos Campeonatos do Mundo de 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, falhou no seu dever ao não incluir o nome de Fabien Letouzey, o programador do Fruit, nas suas declarações de autor. O procedimento correto seria ter pedido a permissão de Letouzey para usar a derivação do código contido no Fruit e ter nomeado Letouzey nas declarações de autor e, assim, ter informado o ICGA da proveniência da sua derivação. Infelizmente Rajlich não fez nenhum deles.".
Nesta primeira parte da declaração, o ICGA redeclara que o código do Rybka é uma derivação do código do Fruit e, portanto, dele copiado. Desta forma, reincide na declaração de culpa de Rajlich. Depois confirma o veredicto: 
"Estes são os factos do caso e estão, acredito, para além de qualquer discussão. Foi neles que o ICGA baseou a sua decisão no caso, e que retirou a Rajlich os títulos de Campeão Mundial atribuídos ao Rybka, resultando no afastamento definitivo do motor em todos os eventos da ICGA".

Sem comentários: