quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O Rybka é um programa original - defende o Chessbase

Se bem se recordam, Vasik Rajlich, o autor do mais potente software de xadrez - Rybka, foi acusado de ter plagiado o código de um outro programa - o Fruit.
Vasik Rajlich

A Associação Internacional de Jogos de Computadores (ICGA) retirou então, ao Rybka, todos os seus títulos mundiais e baniu o motor de qualquer participação futura em eventos.

Vasik Rajlich negou, na altura, todas as acusações de que foi vítima e questionou os métodos usados e as respetivas conclusões resultantes da investigação.

Agora a questão foi novamente trazida á atualidade pelo parceiro comercial de Rajlich -  o poderoso desenvolvedor de software para xadrez - Chessbase.

O Chessbase está neste momento a publicar detalhes da defesa de  Rajlich e do Rybka no seu website, escrito pelo Dr. Søren Riis, um cientista informático na universidade de Queen Mary em Londres.

Søren Riis defende que "para condenar e sentenciar um homem devido á sua presumível falha ética e, desta forma, tentar arruina-lo no palco mundial, é necessário obter primeiro um nível elevado de provas... Devo, enfaticamente, rejeitar a conclusão que as semelhanças entre o Rybka e o Fruit são tão esmagadoras que só permitem concluir que Rajlich deve ter copiado o código. No meu entender, é claro que o Rybka é um programa original."

Claro que o Chessbase tem uma enorme motivação comercial para defender o seu popular Rybka. Por isso, um relatório por eles produzido, não pode ser julgado nem encarado como independente neste problema complicado e controverso.

Sem comentários: