sábado, 28 de janeiro de 2012

12º Ronda Tata Steel: Aronian a um ponto de Carlsen e Radjabov quando falta apenas uma ronda


Aronian tem tudo a seu favor para vencer o Tata Steel 2012 e receber os 10.000 euros que são atribuídos ao vencedor. O arménio derrotou hoje o israelita Gelfand beneficiando do empate de Carlsen frente a Kamsky e do mesmo resultado que Radjabov obteve frente a Ivanchuk. Assim, Aronian distanciou-se dos dois em um ponto e, à partida para a última ronda, apenas terá de pontuar precisamente contra Radjabov enquanto que Carlsen enfrentará Van Wely.
O jogo entre Levon Aronian e Boris Gelfand foi um jogo de emoções que ambos quiseram ganhar. Aronian teve a última palavra e o pior que lhe pode acontecer é acabar a prova empatado com um ou mais competidores mas só se perder o último jogo. Caso contrário, será ele o vencedor.
- "Após uma boa noite de sono decidi que, para recuperar da derrota frente a Navara, ficaria satisfeito com um empate mas, após ter estado sob pressão por alguns momentos, tive oportunidade de obter a iniciativa após Gelfand ter declinado o meu sacrifício duplo de peão 19…b5?. Deveria ter optado por 20.Qxc6 mas jogou 20.Nc5. A partir desse momento nunca estive em perigo de perder a partida e comecei a apreciar o jogo.".
Magnus Carlsen e Teimour Radjabov, não conseguiram melhor do que um empate embora tivessem a vantagem de jogar de brancas. Radjabov empatou de forma fácil ao acordar o resultado após apenas 20 lances. -“Tentei vencer mas a posição era muito traiçoeira e não gostei nada do jogo das brancas." - desculpou-se.


Carlsen jogou de forma agressiva e muito arriscada. Declinou o Gambito Marshall que o seu oponente, o campeão americano Gata Kamsky, escolheu para a abertura mas cometeu um erro jogando 16.c4?, quando 16.f4 seria uma forma melhor de lidar com a situação.
-"Não, não foi um bom jogo"- admitiu Carlsen. -"...mas, felizmente, defendi-me eficazmente depois de ter cometido um erro na abertura. É verdade que Gata tinha vantagem mas ela nunca foi muito clara.".
Kamsky concordou. -" As pretas estiveram melhor ao longo do jogo mas as brancas efetuaram todos os lances decisivos. Não encontrei maneira de fazer valer essa vantagem. No final não quis correr riscos.".


Grupo A:12ª Ronda Sábado, 28.Jan.2012
Veselin Topalov - Anish Giri
1-0
David Navara - Fabiano Caruana
½-½
Boris Gelfand - Levon Aronian
0-1
Teimour Radjabov - Vassily Ivanchuk
½-½
Sergey Karjakin - Vugar Gashimov
½-½
Hikaru Nakamura - Loek van Wely
1-0
Magnus Carlsen - Gata Kamsky
½-½
 
CLASSIFICAÇÃO - 12ª RONDA
Aronian, Levon       ARM2805
Carlsen, Magnus       NOR2835
Radjabov, Teimour       AZE2773
Caruana, Fabiano       ITA27367
Ivanchuk, Vassily       UKR27667
Nakamura, Hikaru       USA27597
Kamsky, Gata       USA27326
Karjakin, Sergey       RUS27696
Gelfand, Boris       ISR27395
Topalov, Veselin       BUL27705
Van Wely, Loek       NED26925
Gashimov, Vugar       AZE2761
Giri, Anish       NED27144
Navara, David       CZE27124

Sem comentários: