domingo, 22 de janeiro de 2012

8ª Ronda do Tata Steel Chess : Gashimov foi o único vitorioso

Esta ronda ficou marcada mais pelas falhas do que propriamente pelas vitórias conseguidas, das quais houve apenas uma. Apesar de nenhum dos líderes ter estado numa posição vencedora, já não se poderá dizer o mesmo do italiano Caruana que falhou um ataque vitorioso que ficou disponível ao 16º lance frente a Ivanchuk, nem tão pouco Kamsky que deixou Gelfand escapar depois de o israelita ter estado 'morto e enterrado'. Gashimov foi o único a ganhar e a estrear-se nas vitórias batendo Giri numa acutilante Najdorf.  
Levon Aronian contentou-se novamente com outro empate relativamente cedo, enquanto que o outro líder, o norueguês Magnus Carlsen, rejeitou uma proposta de empate para também chegar ao mesmo resultado por repetição de lances, apesar de ter tentado, em vão, durante toda a tarde, virar o jogo a seu favor.
- “Penso que a linha era de empate" - Disse Aronian acerca do seu Gambito de Dama que jogou de pretas frente a Topalov. - “Não preparei muito esta partida mas julgo que os lances me saíram naturalmente". Acrescentou ainda que passou a noite antes de domingo, numa casa de música jazz.
Já Carlsen jogou também de pretas numa Gruenfeld contra Teymour Radjabov, um jogador inventivo que tem fama de ser um excelente defensor. Quanto á recusa do empate quando proposto, o norueguês disse : - "É de esperar que lutemos até ao final mesmo que por meio ponto, mas concordo que a posição nunca esteve muito longe do empate apesar de acreditar que, em dado momento, estive melhor e julgar que ele também tentou a vitória pela pressão que exerci.". O jogo terminou então com uma inevitável repetição de lances.

Grupo A : 8ª Ronda - Dom. 22.Jan.2012
Veselin Topalov - Levon Aronian
½ ½
Fabiano Caruana - Vassily Ivanchuk
½-½
Anish Giri - Vugar Gashimov
0-1
David Navara - Loek van Wely
½-½
Boris Gelfand - Gata Kamsky
½-½
Teimour Radjabov - Magnus Carlsen
½-½
Sergey Karjakin - Hikaru Nakamura
½-½
Amanhã, segunda-feira, será dia de descanso, retonado-se a coneptição na terça com a nona ronda.
Hoje deixo aqui um vídeo onde Radjabov e Carlsen analisam a sua partida.


Sem comentários: