sábado, 12 de maio de 2012

WC 2012 Jogo 2 : Novo empate após 25 lances

O atual campeão do mundo Viswanathan Anand, demonstrou hoje as suas capacidades defensivas de uma forma precisa e perfeita para empatar frente a Boris Gelfand com uma semi-eslava no segundo jogo deste campeonato.
Anand, a jogar de negras, defendeu-seu-se de facto de forma brilhante, efetuando várias vezes lances imprevisíveis contrariando os sugeridos pelos GM's que seguiam a partida e até pelos 'chess engines'.
As peças e a posição parecia harmonizada e Anand dificilmente esteve em apuros : - " As brancas tiveram um pequena vantagem no início, mas no fim as negras tinham muitas estruturas defensivas." - afirmou o campeão no fim do jogo. Gelfand, por seu lado, admitiu : - "Ofereci o empate já que não existiam opções possíveis. Não consegui a mais pequena ideia para efetuar um lance.". A partida teve apenas 25 lances de vida.
Num primeiro momento, parecia que o israelita tinha uma ligeira vantagem conforme o indiano comentou, mas Anand anulou-a através de uma rápida troca de peças, incluindo as damas.
Como era esperado, não houve surpresas iniciais por parte de Gelfand que se agarrou à sua habitual Abertura de Peão de Dama, enquanto que o seu opositor optou pela Eslava.
Foi também o indiano que despoletou uma novidade ao 14º lance com um movimento de cavalo que deixou Gelfand muito pensativo. No entanto, quando os peões e outras peças desapareceram do centro do tabuleiro, o jogo não durou muito mais tempo.
A competição será retomada na segunda-feira já que domingo será dia de descanso.

Sem comentários: