quarta-feira, 30 de maio de 2012

Anand revalidou o título de campeão do mundo


O campeão do mundo Vishy Anand reteve o seu título após um intenso e entusiasmante tiebreak frente a Boris Gelfand.
O campeão indiano, de pretas, falhou uma oportunidade de vencer o primeiro jogo, mas venceu o segundo de uma série máxima de 4 partidas, quando uma boa preparação levou Gelfand a problemas de tempo, perdendo quando o empate era facilmente alcançado caso o relógio não tivesse atrapalhado. Gelfand chegou a ter 2 segundos e tornou-se óbvio que seria difícil manter um raciocínio esclarecido.
Anand teve sorte em ter sobrevivido no jogo seguinte a uma posição apertada com o israelita a falhar também o lance fatal (26. Cxe4). Ao empatar o último jogo, Anand sucedeu a ele próprio para continuar com o título maior do xadrez individual.
Após tudo estar decidido a reação imediata de Anand foi "Estou muito tenso para estar feliz, mas estou realmente muito aliviado".

Boris Gelfand prestes a jogar Pd7-d6 no seu sétimo lance do jogo 2...
Jogo 1: Um jogo muito acutilante e tático que terminou num empate.  Gelfand errou com 19.a4? tendo permitido 19...Df3 e pareceu que Anand tinha possibilidade de vencer, mas foi surpreendido com 22.Ta3, que fez pender de novo a vantagem para o israelita. Apesar disto, Anand conseguiu segurar a divisão de pontos.


... e ponderando no seu décimo, jogar Bc8-b7, no jogo decisivo
Jogo 2: Vishy Anand vence e lidera ! A abertura seguiu aquela que foi jogada na 10ª partida até que Anand introduziu uma variante com 7.d4. Gelfand foi apanhado na preparação do campeão, e ficou atrasado no relógio enquanto tentava resolver os problemas da sua abertura.
Anand encontrou o lance decisivo em 17.Tg5, obtendo uma excelente posição, mas Gelfand lutou arduamente e acabou por desfrutar de boas hipóteses de empate. No entanto, não conseguiu nunca recuperar da pressão do tempo e Anand venceu.



Anand jogando 6.Cxe5 no jogo que venceu
Jogo 3:  Outra empate empolgante. Anand variou com 4...Bf5 e  Gelfand tomou muito espaço com 13. c5 e 14.f4. As peças do campeão ficaram mal coordenadas que sacrificou um peão para as libertar e ganhar alguma atividade.
Mais uma vez, Gelfand estava muito atrás no relógio e falhou a possibilidade de vitória com 26. Cxe4. Pouco depois, foi acordado o segundo empate da série.


Jogo 4 : Anand trocou as Damas cedo para simplificar a posição com o custo de uma ligeira melhor posição para o seu oponente, consciente de que necessitava apenas de empatar para renovar o título.
Gelfand não precisou de ouvir o convite para atacar duas vezes e atirou com os seus peões para a frente de ambos os lados do tabuleiro. Anand tinha, no entanto, tudo sob controlo e, apesar dos esforços do adversário, este teve que se contentar com um último empate.
Anand venceu o confronto por 2½-1½.

2 comentários:

Mário Amaral disse...

Acertei no vencedor!

Rui Ferreira disse...

Alguém conheceu melhor acompanhamento nas páginas de internet portuguesas, do que este, na discussão do título de campeão mundial ?
Obrigado e Parabéns ao "nosso" Rui Miranda.