quinta-feira, 10 de maio de 2012

Tudo pronto para o WC 2012

A cerimónia de abertura do WC 2012 terá lugar hoje em Moscovo, com o primeiro jogo agendado já para amanhã.
Muitos consideram Anand como claro favorito, mas as coisas poderão não ser assim tão simples já que Gelfand é um dos melhores conhecedores da estratégia de jogo, o que o levou a vencer o 'Jogo dos Candidatos' e, assim, poder estar presente neste certame.
No passado, jogaram entre eles por 35 vezes e o indiano apenas venceu mais uma do que o israelita ( 6 contra 5, com 24 empates ).
Se porventura tiverem que recorrer ao 'tiebreak' para encontrar o vencedor, então Anand é claro favorito já que, no que toca a manter a calma e a pressão no tabuleiro, Anand é mais forte.
Especulando sobre o primeiro lance, os especialistas apostam em 1.e4 e esperam uma resposta de Gelfand com 1...e5. Se, nos primeiros lances, o israelita jogar c5, é porque se sente em desvantagem e procurará, desta forma, obter igualdade tão cedo quanto possível.
Dado que Anand já não compete a algum tempo ao mais alto nível, este espaço temporal em que se resguardou, pode subverter todas estas especulações. A ver vamos...

2 comentários:

Francisco Assuncao disse...

Admito que a designação "WC 2012" não seja a mais correcta, depois do escandalo "toilet gate" do Kramnik-Topalov 2006. Se é q me faço entender...

Rui Miranda disse...

Percebo a analogia que queres fazer e achei piada. No entanto, nunca acreditei que Topalov tivesse recebido informações de Danailov no decurso daquele jogo frente a Kramnik, embora me pareça realmente estranho o comportamento de Danailov (há um video no Youtube)enquanto a partida decorre.