quarta-feira, 23 de maio de 2012

WC 2012 : Empate no 9º jogo ao fim de 5 horas

Depois de uma embaraçosa derrota no oitavo jogo, Gelfand reagrupou as tropas e obteve uma vitória moral na ronda seguinte. O único problema é que as vitórias morais ainda não são pontuadas pelo que o israelita acabou com a mesma distância de pontos de Anand com que tinha iniciado a partida : nenhuma.
Anand jogou uma Nimzo-Índia, e Gelfand uma vez mais mostrou capacidade para obter ligeira vantagem a jogar de brancas. Apesar de ter tido claramente as melhores chances, não foi capaz de obter a linha vitoriosa, e empatou após ter feito Anand sofrer até ao 49º lance. 
Gelfand : Ninguém gosta de empatar quando teve uma boa vantagem. 
Não houve, por isso, nenhum resultado decisivo mas houve muita luta. Se na ronda anterior o campeão do mundo tinha dado uma demonstração da sua capacidade tática hoje, porém, foi a sua capacidade defensiva que foi posta à prova.
Anand tem um vasto repertório de aberturas o que deixa o seu oponente a tentar adivinhar a escolha em todas as partidas. Gelfand parecia levar vantagem na transposição do meio do jogo, mas Anand decidiu-se por uma defesa ativa ao trocar a sua Dama por uma Torre, Cavalo e Peão. No final, tinha uma Torre, Cavalo e cinco Peões contra uma Dama branca e quatro peões.

Sem comentários: