sexta-feira, 25 de maio de 2012

Contrato para o GP de Lisboa assinado durante esta semana


Enquanto decorre o Campeonato do Mundo, os próximos ciclos estão bem encaminhados.
O jogador que irá desafiar o vencedor do confronto entre Anand e Gelfand para um novo título mundial, sairá de entre os 8 jogadores que integrarão o Torneio dos Candidatos, que terá lugar em Março de 2013 em Londres. O ciclo posterior inclui uma série de Grandes Prémios completamente inéditos, entre os quais se encontra aquele que se realizará na capital portuguesa.

Jogadores

Quem está apto a participar na segunda série do Grande Prémio ? Um total de 18 jogadores serão selecionados e, de momento, a FIDE já nomeou os seguintes nomes, que se qualificaram por critérios diferentes :
  • Viswanathan Anand (IND) e Boris Gelfand (ISR), na qualidade de atual campeão do mundo e pretendente.
  • Peter Svidler (RUS), Alexander Grischuk (RUS), Vassily Ivanchuk (UKR) e Ruslan Ponomariov (UCR), como os primeiros 4 classificados da última Taça do Mundo.
  • Um jogador, cotado pela FIDE em pelo menos 2700 em Janeiro de 2012, será nomeado pelo presidente daquele organismo.
  • Seis jogadores poderão ser nomeados pela AGON mas terão de estar cotados também com pelo menos 2700 de Elo em janeiro de 2012, ou terem sido já campeões mundiais.
  • Cinco jogadores (mais reservas) qualificar-se-ão pela força dos seus Elos, através da média entre as listas de julho de 2011 e janeiro de 2012.

Cidades e datas


As seis cidades e datas para esta segunda série de Grandes Prémios são :

2012
Chelyabinsk (19 de Setembro  – 3 de Outubro)
Tashkent (21 de Novembro - 4 de Dezembro)
2013
Lisboa (10 de Abril - 24 de Abril)
Madrid (22 de Maio - 4 de Junho)
Berlim (3 de Julho - 17 de Julho)
Paris (18 de Setembro - 2 de Outubro)

A comunidade xadrezista mundial franziu as sobrancelhas quando estas quatro últimas cidades europeias foram anunciadas. Não porque alguém não queira que lá se realizem estes eventos, mas tão somente porque a FIDE não pode negar que, durante estes últimos anos, lhe foi impossível encontrar patrocinadores que lhe permitisse realizar Grandes Prémios em cidades da Europa Ocidental. Aliás, durante os GP's anteriores, três das seis cidades anfitriãs retiraram-se, e foram substituídas por outras três da região do Cáucaso.
Os contratos serão assinados durante a próxima semana. A ver vamos se se mantêm.

1 comentário:

Rui Ferreira disse...

No próximo ano, por altura do GP de Lisboa, o Xadrez poderá ter um bom impulso, se a ocasião for devidamente preparada pela FPX e associações distritais de xadrez, alertando a comunicação social e divulgando intensivamente esta oportunidade única de ter em Portugal estes jogadores.