quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Tal Memorial R1: Kramnik perde frente a Nepomniachtchi. Ivanchuk vence Svidler.

O 6º Tal Memorial começou ontem e é único em mais de um aspecto. Primeiro, como já dissemos, pela presença de todos os quatro jogadores do "clube dos 2800":  Magnus Carlsen, Viswanathan Anand, Levon Aroniane e Vladimir Kramnik, acompanhados por outro conjunto de estrelas como Vassily Ivanchuk, Sergey Karjakin, Hikaru Nakamura, Peter Svidler e Ian Nepomniachtchi.

O palco dos jogos que está a ter cobertura televisiva em alta definição
A presença de Anand e Gelfand é também digna de registo já que ambos se irão defrontar muito em breve pela disputa do título mundial e seria de esperar que evitassem participar na mesma competição até lá. Curiosamente, defrontar-se-ão apenas no último dia.
A primeira ronda deste Tal Memorial fez jus à sua reputação produzindo jogos de acesa disputa com dois resultados que não reflectem o equilíbrio.

1ª Ronda: Quarta-feira 16.Nov.2011
Levon Aronian
½ ½
Magnus Carlsen
Vladimir Kramnik
0-1
Ian Nepomniachtchi  
Vassily Ivanchuk
1-0
Peter Svidler
Vishy Anand
½ ½
Sergey Karjakin
Hikaru Nakamura
½ ½
Boris Gelfand
O jogador menos cotado do torneio que, com 2730 e sendo o vigésimo do mundo, dificilmente (julgava-se) se poderia impôr frente a tantos categorizados adversários somou, jogando de pretas, o ponto em disputa frente a Vladimir Kramnik que se encontra num bom  momento de forma, abrindo assim a sua prestação da melhor maneira.
O campeão mundial e Karjakin efectuaram um jogo irrepreensível que terminou num empate inquestionável. Nakamura e Gelfand também empataram e, apesar do americano não ser um provocador de empates sem antes tentar abanar a partida, não foi capaz de fazer pender qualquer vantagem para o seu lado.

Ivanchuk acompanha o jogo de Carlsen.
Estará a pensar vingar-se  da derrota no Grand Slam Masters ?
A partida entre Carlsen e Aronian foi emotiva já que ambos colocaram ambição e energia no tabuleiro e, quando o equilíbrio foi quebrado, foi o arménio que saiu por cima encostando o nº1 a uma falésia. Felizmente para o norueguês, Aronian não conseguiu dar-lhe o último empurrão ao cometer um erro, empurrando assim pela mesma falésia a vitória que lhe poderia ter dado o início perfeito.
A partida entre Vassily Ivanchuk e Peter Svidler, teve o ucraniano a efectuar um jogo brilhante. Foi necessário apenas que o russo cometesse um erro minúsculo para Ivanchuk expôr toda a sua técnica extraordinária, numa ronda onde ambos os anfitriões russos sairam derrotados.

Sem comentários: