domingo, 20 de novembro de 2011

C.M.F. : Vantagem ainda de Yifan à entrada para a segunda metade da prova

Na quarta partida do Campeonato do Mundo feminino, a detentora do título Hou Yifan jogou de brancas e saiu em vantagem fazendo pressão durante todo o jogo. No final, as brancas ganharam um peão mas já não havia material suficiente no tabuleiro para uma luta que pudesse ser desequilibradora.
Koneru defendeu bem e, apesar de estar em apuros de tempo, Yifan concordou com o empate.O encontro terminou perto das 20,00h locais e foi o mais longo até ao momento.

Koneru parece estar a tentar lêr os pensamentos de Yifan
Na partida seguinte - a quinta -  Yifan voltou a ter preferência na saída, tendo as competidoras continuado com a mesma linha de jogo da partida anterior. Foram as brancas a desviarem-se primeiro dessa linha jogando 12.cxd4 (na anterior, Hou Yifan tinha preferido 12.Nb3). - “Não consegui obter qualquer vantagem hoje" - disse a chinesa na conferência de imprensa após a partida. - “O encontro foi equilibrado e normal. Efectuei o jogo que tinha preparado até ao 16º lance" - afirmou ainda. Por seu lado Humpy Koneru comentou - “Não esperava que Yifan jogasse a variação da troca das damas, mas continuei a jogar normalmente. Penso que não efectuamos qualquer lance novo nesta linha."

Koneru tem cinco partidas para tentar anular a desvantagem

<>
Jogadoras
Elo
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Total
Perf.
+/–
Hou Yifan
2578
½
½
1
½
½
3.0
2670
+7
Koneru Humpy  
2600
½
½
0
½
½
2.0
2508
–7

Sem comentários: