segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Anand e Gelfand já assinaram os contratos para a disputa do título mundial

O campeão do mundo de xadrez Viswanathan Anand e o candidato Boris Gelfand assinaram, no passado sábado, os contratos para que a disputa do título máximo possa ter lugar em Moscovo, entre os dias 10 de 31 de Maio de 2012.

O prémio global ascende a  2,55 milhões de dólares que, convenhamos, para tempos de crise, não está nada mal... Este fundo provém na sua maior parte do bilionário russo Andrei Filatov. O vencedor no final dos 12 jogos deterá 1,53 milhões (60%), enquanto o derrotado 1,02 milhões (40%).
O presidente da FIDE Kirsan Illyumzhinov afirmou após a assinatura que "Moscovo foi a cidade  eleita anfitriã, uma vez que a Rússia é um país neutro nesta competição. Para além disso (n.d.r. e, certamente, muito mais importante), a federação russa de xadrez, ofereceu mais meio milhão de dólares do que qualquer outra cidade candidata".

Vishy Anand venceu o campeonato do mundo da FIDE em 2007 no México, título que defendeu, posteriormente, em 2008, vencendo então Vladimir Kramnik (6,5/4,5) em Bona, Alemanha.
Anand defendeu ainda com sucesso o seu título em 2010 frente a Veselin Topalov em Sófia, Bulgária (país que nesta competição não era neutro já que Topalov é búlgaro...), e terá agora pela frente o israelita Gelfand.

Sem comentários: