sábado, 12 de novembro de 2011

Carlsen surpreendido pela colaboração de Kasparov com Nakamura

Conforme se recordam, Magnus Carlsen foi treinado ou, se preferirem, teve como seu colaborador previlegiado, Garry Kasparov. Decorriam então os anos de 2009 e 2010 mas, em Março desse ano, ambos puseram fim a essa estreita colaboração.

Também conforme aqui demos conta, foi revelado recentemente que o ex-campeão russo tinha assumido ser treinador do GM americano Hikauru Nakamura – desde Janeiro do presente ano. Após uma longa entrevista concedida à revista New in Chess, Magnus concedeu agora uma outra a um sitio desportivo norueguês onde fez algumas declarações no mínimo insólitas.

A página do sítio norueguês VG Nett
Na reportagem da página digital da VG Nett, quando foi lhe perguntado se esperava que Kasparov (talvez o melhor jogador de sempre) colaborasse com Nakamura (9º do ranking mundial), cujos rumores começaram a circular em Janeiro último, Carlsen respondeu :

"Estou surpreendido. Especialmente porque tive sempre a impressão que Kasparov não tinha grande respeito pelo talento de Nakamura. Foi por isso que estive relutante em acreditar nos rumores de que ambos estavam juntos."

A VG Nett afirma que a estrela de xadrez norueguesa pôs fim à colaboração com Kasparov (apesar do enorme progresso que registou), por pensar que o russo estava a tomar demasiadas decisões por ele.
Esta nova relação entre o japonês de nascimento Nakamura e Kasparov, foi montada a partir  da "carteira" de Rex Sinquefield - um homem de negócios conservador do Missouri com relações na política e dedicado a causas filantrópicas. A VG Nett especula que o bilionário de St. Louis já terá gasto um milhão de coroas norueguesas (cerca de 130 mil euros).
Contudo, nem tudo corre bem. Diz ainda o sítio que Kasparov concedeu a Nakamura total acesso à sua imensa base de dados sobre aberturas.  Contudo, quando Kasparov pretendia ter uma sessão de treino antes da competição de Dortmund, Nakamura preferiu ir a Las Vegas participar num torneio de poker.
"O talento de Nakamura está já provado. Contudo, necessita decidir o que é mais importante para ele: vencer no xadrez ou no poker." - disse Kasparov.

Sem comentários: