quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Os milhões de Kirsan Ilyumzhinov

O presidente da FIDE Kirsan Ilyumzhinov 
Durante o 82º Congresso da FIDE que teve lugar em Cracóvia, Polónia, no final do passado mês de Outubro, o seu presidente, Kirsan Ilyumzhinov, anunciou que tinha garantido patrocínios no valor de $1,000,000 (um milhão de dólares) por ano para os próximos três anos para os vários projectos a desenvolver em escolas. Também fez saber que a partir de 1 de Janeiro de 2012, passará a ser calculado o Elo para partidas rápidas e de Blitz.

Patrocínios de um milhão por ano
durante os três anos seguintes
Ao lermos esta notícia, imediatamente nos lembramos da recente Fundação que Kasparov constituiu para a promoção da modalidade nas escolas. Sabendo que o russo pretende, um dia, candidatar-se ao lugar de Ilyumzhinov, estará este a precaver-se de eventuais trunfos eleitorais do adversário ao copiar-lhe o estilo ?

Para quem não sabe, para além de presidente da FIDE desde 1995, Kirsan Ilyumzhinov é também um político milionário, sendo actualmente o presidente da República da Calmúquia, uma das divisões federais da Federação Russa. Kirsan tinha decretado já a obrigatoriedade do ensino de xadrez nas escolas primárias da República da Calmúquia.

Sem comentários: