segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Jogar xadrez num comboio

A partida de Praga
Jogar xadrez num comboio que partiu de Praga directo a Viena passando por Budapeste, Bratislava, Cracóvia e de volta a Praga, parece ser um torneio muito original e decorre neste momento. 
Parece até estranho que nunca tenha sido levado a cabo mas Pavel Matocha, da República Checa, decidiu torna-lo realidade e 64 participantes disseram sim à iniciativa.
As partidas disputadas
no comboio
O comboio passa então por cinco bonitas cidades da Europa central, e é palco de um torneio de xadrez em jogos semi-rápidos com 25 minutos para cada jogador sem qualquer incremento. A partida ocorreu na passada sexta-feira da estação central de Praga pelas 10,00h e, quando chegaram a Viena, já tinham sido disputadas três rondas. Como a viagem não é só feita de competição, os jogadores, acompanhantes, patrocinadores e organizadores, puderam visitar a capital austríaca ficando alojados num hotel. No sábado a viagem continuou para Budapeste e ontem chegou a Bratislava. Hoje dirigir-se-ão à cidade polaca de Cracóvia e, desde lá, estarão de volta a Praga amanhã.
A carruagem da frente sempre a
mais animada
A competição terá 15 rondas com quatro delas a serem disputadas durante as duas últimas deslocações. 
Excelente ideia esta de aliar a competição ao turismo e à cultura. O preço que cada jogador desembolsou para efectuar a viagem e tomar lugar no torneio não foi, no entanto, disponibilizado.

3 comentários:

ra disse...

A isto sim, poder-se-à chamar qualidade de vida. Viajar e jogar xadrez, uma excelente combinação.

Rui Ferreira disse...

Sinceramente, por muito que goste de jogar xadrez, e se esta fosse a minha primeira viagem neste combóio/trajecto, ia a olhar para a paisagem...

ra disse...

Pois é, sem dúvida uma excentricidade! Tem talvez o mérito de chamar a atenção para dois aspectos interessantes, ao nosso dispor: a liberdade que é viajar de combóio e por outro, coloca o jogar xadrez, ao nível do viajar.