quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Chess Masters : Ivanchuk aumenta a vantagem para seis pontos

O Alhóndiga de Bilbao, foi em tempos um antigo edifício de vinhos e licores e abriu as suas portas ao público daquela cidade espanhola em Maio do ano passado, convertido num espaço multidisciplinar orientado para o conforto, o conhecimento e para a diversão.
É lá que se joga a segunda volta desta edição do Chess Masters.

6ª RONDA

V. Ivanchuk    1-0   H.Nakamura
M. Carlsen  ½-½  V. Anand
F. Vallejo        ½-½      L. Aronian

O ucraniano Vasily Ivanchuk deu hoje um passo de gigante para se tornar o legítimo dono do título da IV Final de Mestres do Grand Slam de Xadrez 2001, depois da sua vitória frente ao estadounidense H. Nakamura, beneficiando ainda dos dois empates registados nos dois outros encontros.
Nakamura optou por uma defesa siciliana variante Paulsen. Ivanchuk jogou de forma muito criativa desde as primeiras jogadas, sacrificando a integridade do seu flanco de dama a troco de um poderoso bispo da casa negra. O jogo seguiu uma evolução de tensão crescente no flanco do rei. Finalmente, terminou o ataque com  brilhantismo, arrematando os três pontos. O tempo expirou para o americano e Ivanchuk tinha apenas 3 segundos no seu relógio. Nos últimos dez lances foram efectuados 4 erros clamorosos por apuro de tempo. Três foram da autoria de Nakamura.
O encontro mais esperado da segunda e definitiva volta deste torneio era aquele que opunha Carlsen a Anand e resultou num empate.
O campeão mundial (de negras) optou por uma defesa Nimzo-india conhecida pela sua solidez mas a posição simplificou-se desde cedo. Anand tinha uma certa inciativa a troco das melhores perspectivas a longo prazo de Carlsen no flanco do rei. O indiano defendeu-se de forma aguerrida durante muitos lances e conseguiu afastar as suas debilidades no flanco do rei, forçando o empate no final.
No terceiro encontro, o espanhol Vallejo enfrentava o campeão do Grand Slam de 2009, Levon Aronian. Aronian foi muito ambicioso na abertura, mantendo o maior número de peças possíveis. Vallejo, por sua vez, obteve uma posição com vantagem importante mas, no momento de transformar essa vantagem, entrou numa posição muito complicada onde Aronian se move como um peixe na água. Vallejo parecia ter sempre vantagem mas, no final, o arménio soube defender-se e manter a igualdade.
A classificação está encabeçada por Vasily Ivanchuk com 13 pontos. Seguem-no um quarteto constituído por Nakamura, Carksen, Anand e Aronian, com 7. O espanhol Vallejo fecha a tabela com 4 pontos.

Sem comentários: