sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Chess Masters : O último venceu o primeiro

Já aqui dissemos que Ivanchuk é capaz de alternar entre o bom e o mau. Depois de tantos dias bons, hoje foi a vez do mau. Não que tivesse efectuado uma partida de fraca qualidade mas, perder frente ao último classificado, não estava certamente na previsão da maior parte das pessoas que seguem esta competição.
Com a vitória de Vallejo, a competição ganha um renovado interesse embora Ivanchuk esteja ainda a cinco pontos de distância dos seus mais directos competidores, uma vez que, nos outros dois jogos, se registaram dois empates.
O herói desta ronda : Francisco Vallejo
O espanhol, a jogar de brancas, não tinha nada a perder. Ambos os jogadores tentaram manter a maior flexibilidade possível na abertura para depois entrarem numa defesa Grünfeld. As brancas tinham um peão forte passado no centro, mas um lado do rei muito enfrequecido. O jogo entrou, por momentos, num constrangimento enorme de tempo no qual Vallejo se saiu muito bem, capturando um peão e entrando num fim de jogo de torres.
No segundo jogo, o actual nº1  do mundo Magnus Carlsen, jogou um gambito de dama recusado, tendo Aronian jogado um  rápido h4 com o pretexto de lançar um ataque à ala do rei. Carlsen optou por contra atacar forte no centro demonstrando, assim, a estratégia inadequada das brancas.
Após uma sequência táctica, entrou-se num final de jogo onde o norueguês tinha uma ligeira vantagem. No entanto, Aronian defendeu-se com firmeza e conseguiu dividir os pontos.
No terceiro jogo Anand jogava uma das últimas chances de poder aspirar ao topo da classifcação. De brancas contra Nakamura (que foi forçado a actuar de negras uma vez mais vítima do sistema de emparceiramento), Anand jogou a abertura Ruy Lopez - defesa Berlim, na qual é um conhecido expert, introduzindo até uma novidade que consistiu na oferta de um peão. Contudo, a defesa do americano foi muito precisa, obrigando Anand a forçar o empate por repetição de lances.

7ª RONDA


F. Vallejo 1-0 V. Ivanchuk
L. Aronian  ½-½  M. Carlsen
V. Anand  ½-½  H. Nakamura

Sem comentários: