domingo, 30 de outubro de 2011

A.X. de Gaia vence a supertaça

Arrancou ontem oficialmente no Porto, a época desportiva 2011/2012 da Federação Portuguesa de Xadrez (FPX).
A Academia de Xadrez de Gaia e a ACR de Vale de Cambra defrontaram-se naquela cidade nortenha para disputar o primeiro troféu da época -a Supertaça.
A equipa de Vale de Cambra enquanto vencedora da última edição da Taça de Portugal e a formação de Vila Nova de Gaia, na qualidade de campeã nacional de clubes cuja fase final se disputou em Torres Vedras. Curiosamente, a Academia de Xadrez de Gaia renovou esse título, ao vencer pela margem mínima a ACR Vale de Cambra na última ronda da prova. Agora, reeditaram esse encontro e a formação nortenha voltou a ser mais feliz vencendo de novo por 2½-1½.
Com todos os jogadores detentores de Elo entre 2400 e 2500  (com excepção do primeiro tabuleiro da ACRVC, pertença de Strikovic com 2567), os jogos dos três primeiros tabuleiros terminaram empatados. A equipa de Gaia fez valer a diferença no último, onde Roberto Paramos venceu Maurício Vassalo e, assim, mostrou-se decisivo para a atribuição deste primeiro troféu.
As equipas alinharam :

Ac. de Xadrez de Gaia - ACR Vale Cambra
1- GM Alejandro Hoffman - GM Alexa Stricovic ½-½
2- Rúben Pereira - Luís Galego ½-½
3- Manuel Pena Gomez - Diogo Fernando ½-½
4- Roberto Paramos - Mauricio Vassalo  1-0

Pode ver as partidas aqui .

7 comentários:

Rui Ferreira disse...

Os meus parabéns à A.X.Gaia, especialmente ao Roberto Paramos, que conheço pessoalmente, decisivo na conquista do troféu.
Conheci este jogador em Vigo, na loja que tem numa rua local, quando o NXST adquiriu o tabuleiro de parede magnético e os 4 jogos em madeira.

Anónimo disse...

Embora o Roberto Paramos seja IM, pela prestação que tem feito ao longo dos anos em Portugal, já é conhecido como o desastre da equipa. Este jogador vem pelo simples facto de já ter de vir o Peña Gomez, da Galiza, este vem também, porque sai mais barato.
Mesmo assim felicito a AX Gaia que pelo 2º ano consecutivo ganhou a Supertaça.

Mário Amaral disse...

Anónimo,
Lendo a notícia e depois o seu comentário, qual seria o desfecho da supertaça não fosse o desastre da equipa! No mínimo, o seu comentário é inoportuno.

Anónimo disse...

Sr. Mário Amaral,
Penso que interpretou mal o meu comentário.
Tudo o que escrevi aqui foi a justificar o porquê do ACR Vale D´Cambra ter substimado a AX Gaia.
Peço imensa desculpa se me fiz entender mal.

Rui Ferreira disse...

Gostava de saber porque é que o "Anónimo" chama "desastre" ao Roberto Paramos (alguma inveja?) e de que forma o ACR Vale de Cambra "substimou" o adversário. Não jogaram os melhores ?
O Maurício Vassalo é muito bom jogador, já reparei que este jogador não perde muitas vezes, pelo menos aqui em Portugal.
Antes de vir este Peña Gomez, da Galiza, já o Roberto Paramos era assíduo da AX Gaia nos jogos cá. Não será que o Peña Gomez é que vem por ter "boleia" do Roberto ?

Anónimo disse...

Caro, Rui Ferreira.
Não quero ser mal educado, mas acho que deve ler várias vezes o que lê para uma melhor interpretação.
Tenha atenção ao que eu disse anteriormente, chamei ao Roberto "desastre da equipa". Se for ver a equipa da AX Gaia, repara que de todos os jogadores quem tem feito piores resultados para a equipa tem sido o Roberto Paramos.Os resultados do Roberto em Portugal, podem nem ser muitas derrotas, mas os empates que tem faz a equipa perder! Mas também como é que alguém pode ter muitas derrotas se joga poucos jogos em Portugal? Por essa teoria, digo então que o IM António Frois tem poucas derrotas pelo clube de Cuba.
Já ao ponto de o ACR Vale de Cambra ter substimado a AX Gaia, não retiro o que disse. Pense assim: o ACR Vale d´Cambra tem melhores jogadores, como o IM Carlos Pereira dos Santos (não diga que este joga menos que o Vassallo, porque o próprio GM Kevin Spraggett admitiu que o Carlos P dos Santos poderia ser um prodigio nacional), e o GM Darcy Lima.
Depois de uma conversa com o Luis Galego, tudo o que ele disse veio em meu encontro, principalmente a parte do "empatamos e a 1ª mesa ganha e é vitória em 1º tabuleiro" (regra da prova).
Ainda acha que não substimaram a AX Gaia?

Nota: O GM Kevin Spraggett já foi um dos melhores xadrezistas do mundo, é o melhor que está em Portugal e penso que ainda é o número 2 do Canadá. Ele já foi treinador da seleção nacional e a avaliação dele dos jogadores portugueses está escrita numa carta dirigida à FPX, que mais tarde foi publicada. Se ainda assim quiser saber mais, certamente no wikipédia tem uma pequena biografia dele.

Rui Ferreira disse...

O sr. "Anónimo" que me perdoe, mas chamar "desastre da equipa" e dizer que vem a Portugal por ser "mais barato" só lhe fica mal, mas compreendo que a coberto do anonimato possa escrever o que pretender, reservando ao blog o direito da sua publicação.
Não ponho em causa os seus conhecimentos, nem duvido da veracidade dos mesmos, desconheço quais os jogadores que podiam ter jogado pelo Vale de Cambra, no entanto e a ser assim, substimaram sim a AXGaia.