sábado, 8 de outubro de 2011

Chess Masters : Carlsen e Nakamura a três pontos de Ivanchuk

Ivanchuk empatou frente ao campeão do mundo enquanto Carlsen e Nakamura venceram. Assim, a vantagem do ucraniano ficou encurtada para apenas três pontos. Os dois últimos jogos do norueguês serão precisamente contra Ivanchuk e Nakamura pelo que tudo está em aberto. Com apenas seis pontos em disputa fica difícil para Anand (e impossível para Aronian) chegar ao primeiro lugar.

8ª RONDA
H. Nakamura  1-0  L. Aronian
M. Carlsen      1-0    F. Vallejo
V. Ivanchuk   ½-½   V. Anand

Matemáticamente, Ivanchuk ainda pode ser apanhado na tabela classificativa embora seja necessário que, até final, ele não ganhe mais nenhum jogo e nem haja nenhum outro jogador que vença os dois últimos jogos porque, a ser assim, daria 17 pontos ao ucraniano e o mesmo número de pontos a Carlsen ou Nakamura. Mas isto são meros cenários e, neste momento, existem pelo menos uma dezena deles, pelo que não fará muito sentido falar-se apenas de um.
Ivanchuk e Anand empataram após um longo duelo naquele que foi o jogo mais importante desta tarde. A partida entrou numa defesa NimzoIndia, onde as negras ficaram com um peão em "d6" sobre o qual se centrou o curso do jogo. Finalmente Ivanchuk decidiu-se a avançar pelo centro, chegando-se a um final muito complicado com dois cavalos para cada lado. Ambos os contendores estiveram à altura e o empate foi inevitável.
O empate também pairou por largos momentos na partida que opôs Carlsen ao irregular Vallejo até que o espanhol resolveu oferecer uma peça.
De brancas, Carlsen jogou uma variante muito sólida da defesa eslava, em que as brancas trocaram um cavalo por um bispo do adversário, confiando rentabilizar uma vantagem a longo prazo. O centro ficou estático, abrindo boas casas aos cavalos de Vallejo, mas Carlsen conseguiu pouco a pouco minar as posições dos cavalos negros, até que encontrou forma de capturar um (por claro relaxamento do espanhol), ganhando com facilidade.
Nakamura foi pior na abertura mas, após alguns erros de Aronian, logrou obter vantagem e vencer.
A partida decorreu sob a variante Karlsbad do gambito de dama. Nakamura recuperou uma velha receita de Kasparov, na que avança o maior número possível de peões na ala do rei, ganhando muito espaço. Produziu-se uma ruptura que abriu todas as linhas desse flanco, demonstrando algumas debilidades do arménio. O trabalho técnico do americano foi excelente e ganhou com brilhantismo.
Amanhã, domingo, será dedicado ao descanso embora alguns jogadores tenham decidio ir aprender a cozinhar peixe e marisco numa actividade gastronómica.
Segunda-feira estará em alta o jogo entre Ivanchuk e Carlsen que pode ditar já o vencedor do torneio ou mergulha-lo na maior incerteza quanto ao primeiro lugar (sobretudo se Nakamura vencer, também ele, Vallejo).

Sem comentários: