segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Chess Masters : Carlsen iguala Ivanchuk numa ronda em que as brancas venceram

Cor das peças ditou
o vencedor
Original esta ronda onde quem jogou de brancas venceu.
Carlsen emerge como o verdadeiro vencedor desta ronda nove já que, ao derrotar Ivanchuk, logrou obter os mesmo pontos do ucraniano, e beneficiou ainda da derrota de Nakamura frente a Vallejo, afastando (para já) o americano do primeiro lugar.
Curiosamente, pode-se até dar o caso de a competição terminar com dois, três ou quatro jogadores no topo da classificação, o que só será possível se Nakamura vencer Carlsen e Ivanchuk soçobrar frente a Aronian. Assim sendo, este quarteto terminará com 14 pontos ex-aequo. No entanto, apenas dois poderão disputar o título (recorrendo-se ao factor de desempate onde Carlsen e Ivanchuk têm, neste momento, vantagem).
Terrminada a última ronda, jogarão duas partidas de 4 minutos cada com 3 segundos de incremento por lance. Se resultar daqui novo empate, seguir-se-á nova partida, agora de "morte súbita" (as brancas terão 5 minutos e as negras apenas 4, com vitória destas últimas em caso de empate). A cor das peças será atribuída por sorteio.

9ª RONDA
M. Carlsen  1-0   V. Ivanchuk
F. Vallejo      1-0  H. Nakamura
L. Aronian 1-0      V. Anand

Resultado igual ao da primeira volta (1-0)
Ivanchuk, de negras, defrontava o actual número um do mundo, Magnus Carlsen. A partida entrou numa defesa Nimzoindia, onde Carlsen empregou uma novidade jogando (10.Bh3). As brancas abriram o centro e conseguiram debilitar o rei rival, atacando-o usando uma combinação de peças que culminaram na troca da dama por uma torre, um bispo e um cavalo. Aparentemente, a troca foi desfavorel a Carlsen mas o problema de Ivanchuk era, então, a segurança precária do seu rei bem como as casas negras à sua volta. Carlsen soube explorar estas debilidades para ganhar três pontos em grande estilo.
Nakamura desperdiçou a oportunidade
de se chegar à frente na tabela
Na partida entre Vallejo e Nakamura (de negras), a grande promessa americana tinha a oportunidade de empatar com os líderes. Nakamura jogou a defesa índia de rei, tendo-se chegado a uma posição em que o espanhol se saiu muito bem, avançando na ala da dama e ganhando importantes vantagens posicionais. Em apuros no relógio, na jogada 40ª, Nakamura perdeu por tempo por não saber exactamente se havia efectuado as jogadas necessárias (40) dentro do tempo requerido.
A primeira partida a acabar foi aquela em que Aronian (de brancas) defrontava Anand. O arménio jogou uma posição muito aberta em que desenvolveu uma iniciativa lucrativa desde o princípio. Atacando directamente o rei adversário, culminou num bonita sucessão de lances e num mate inevitável.
O campeão do mundo, Anand, caiu para o último lugar à entrada para a última ronda.

Sem comentários: