sábado, 1 de outubro de 2011

Chess Masters : Ivanchuk já está a cinco pontos

Ivanchuk cumprimenta o director do
 torneio antes da partida com Aronian,
 sem levantar os olhos do tabuleiro
Quando no início da competição aludimos à genialidade de Ivanchuk não estavamos a fazer-lhe um elogio circunstancial. O ucraniano é mesmo um génio do xadrez e, a prova-lo, estão as vitórias que tem vindo a coleccionar nesta importante competição. A experiência parece ditar aqui as suas regras.
São já 5 pontos aqueles que separam Ivanchuk de Aronian e Anand o que faz do ucraniano o vencedor antecipado desta primeira volta disputada em São Paulo, quaisquer que sejam aqueles que se venham a verificar na última ronda.
A vitória de ontem frente ao arménio permitiu-lhe obter esta cómoda posição. Foi a melhor partida realizada até ao momento nesta Chess Masters Final. Antes da partida ter início, Ivanchuk figurava em 5º lugar na tabela mundial (antes do torneio começar era 7º) e Aronian tinha subido à segunda posição empatado com Anand. O jogo arrancou lento mas de uma rara beleza intelectual. Analistas profissionais têm aqui material para estudo e análise : ataques pelos flancos da dama e rei e enorme tensão nas colunas centrais. Um erro de óptica de Aronian (Cf7 na jogada 20) deu vantagem a Ivanchuk que piorou a sua situação ao tomar  um bispo em vez de lançar dois xeques seguidos com a dama negra no lance 27. Pouco depois, um novo erro do arménio abriu-lhe caminho à derrota.
Por sua vez, Vallejo não conseguiu dar continuidade à vitória obtida frente a Carlsen na ronda anterior e perdeu em 55 lances frente ao actual campeão do mundo. A abertura inglesa foi sendo desenvolvida a partir de uma posição simétrica de peões até que o espanhol perdeu muito tempo na análise de uma posição relativamente simples e ficou em apuros de tempo e Anand aproveitou-se desse facto para aplicar a sua apurada técnica. No final, Vallejo foi obrigado a efectuar lances a cada sete segundos.
O jogo entre Carlsen e Nakamura abriu com um gambito de gama com o norueguês disposto a rectificar a sua actuação da ronda anterior que lhe dava a última posição no torneio. Em frente tinha Nakamura, tenista e jogador de póquer a tempo parcial, que se mostrou sempre sóbrio e equilibrado. Equlíbrio reflectido também no desenrolar da partida que teve um empate acordado ao fim de pouco mais de 40 lances.

4ª RONDA
L. Aronian (ARM)  0-1 V. Ivanchuk (UCR)
F. Vallejo (ESP) 0-1 V. Anand (IND)
M. Carlsen (NOR) ½-½  H. Nakamura (EU)

Sem comentários: