quarta-feira, 26 de março de 2014

TC 2014 : Quatro empates a favor de Anand

Quatro empates foram os resultados desta 11ª ronda, onde apenas Karjakin tinha possibilidades reais de vencer, já que Topalov se encontrava muito pressionado e numa posição muito desconfortável. 
Anand é, mais uma vez, o claro vencedor da ronda já que jogará agora duas vezes de brancas nos três últimos jogos.
O torneio ainda não acabou mas já ninguém acredita que, frente a Carlsen, esteja outro jogador que não Anand. E com mérito, diga-se.

Ronda Onze – 26.03.2014, 15:00h (GMT+6)
Andreikin Dmitry
½-½
Mamedyarov Shakhriyar
Topalov Veselin
½-½
Karjakin Sergey
Svidler Peter
½-½
Aronian Levon
Kramnik Vladimir
½-½
Anand Viswanathan
Kramnik parece tentar sacar a rolha para desbloquear o seu jogo
Kramnik tentou materializar uma ideia nova na Catalã com 11.Na3!?. No entanto, Anand pensou durante 15 minutos e disse não à tentativa. As manobras precisas da Dama negra bem como um  sacrifício de peão, deixaram a posição das brancas num caos tendo conseguido, contudo, desembaraçar-se um pouco à custa da cedência às negras de uma grande atividade que provocou alguma fragilidade na ala do Rei.
Admite-se que o indiano possa ter pensado até em vencer a partida já que nada arriscava e as brancas tinham alguns buracos no seu jogo. No entanto, e sempre com um pensamento calculista e a jogar pelo seguro, Anand voltou a não arriscar.

A boa disposição do arménio da qual falávamos ontem.
Svidler aplicou a Reti como abertura que foi tudo menos ameaçadora para Aronian que, por sua vez, utilizou um plano bem conhecido para obter uma posição simétrica sem qualquer debilidade, possibilitando-lhe igualar a partida quase sem problemas.  Com apenas uma coluna aberta, significava que as peças de maior valor tinham sido trocadas em c1. O jogo entrou no seu final com um par de bispos brancos contra cavalo e bispo negros, conferindo uma vantagem simbólica ao russo que decidiu não pressionar muito.
Faltam três rondas.

CLASSIFICAÇÃO NO FINAL DA 11ª RONDA

Sem comentários: