quinta-feira, 20 de março de 2014

TC 2014 : Aronian já é segundo isolado.

Aronian desperdiçou uma vantagem decisiva frente a Andreikin. Svidler obteve uma pequena superioridade contra Mamedyarov utilizando a Holandesa, mas errou e perdeu o jogo. Entretanto, Topalov usou descaradamente uma variação duvidosa no jogo com Kramnik que também não foi capaz de responder da melhor forma. O russo confundiu-se e perdeu o norte, o que pode confirmar as críticas de que foi alvo por parte de Grischuk (de que não estaria tão bem preparado para jogar de negras). Anand pode continuar a sorrir pois mantém a liderança.

Ronda Seis – 19.03.2014, 15:00h (GMT+6)
Aronian Levon
½-½
Andreikin Dmitry
Anand Viswanathan
½-½
Karjakin Sergey
Mamedyarov Shakhriyar
1-0
Svidler Peter
Topalov Veselin
1-0
Kramnik Vladimir
Após a derrota frente a Svidler na ronda anterior, o búlgaro apareceu focado
apenas na vitória na partida com o seu maior rival e, apesar de alguns lances
terem sido considerados duvidosos, Topalov logrou vencer. 
Anand continua separado de Aronian (que agora segue isolado no segundo lugar) por apenas meio ponto mas, a faltar apenas uma jornada para o meio da prova, o que é certo é que o indiano continua a surpreender pela positiva. É o único que ainda não saboreou a derrota e continua a tirar vantagem da derrota imposta ao arménio logo na primeira ronda. Dentro de dois dias, Aronian terá a chance de se redimir quando o defrontar na segunda volta da competição e, agora, a jogar de brancas. Este será, sem dúvida, um dos jogos a seguir com atenção. 

No jogo desta ronda, Anand preparou uma longa variação de final de jogo, mas Karjakin respondeu de forma lógica. Anand não conseguiu nenhuma vantagem e os jogadores acordaram o empate numa posição que parecia muito fechada pela passividade das negras mas cujas peças se apresentavam completamente intocáveis. 
Hoje não há jogos, retomando-se amanhã a sétima ronda que fecha, então a primeira volta deste Torneio dos Candidatos.

Sem comentários: