terça-feira, 25 de março de 2014

TC 2014 : Mais uma ronda, mais possibilidades para Anand

Passo a passo Anand está cada mais perto da sua desforra com Carlsen. Do ponto de vista psicológico deve estar satisfeito com os resultados de hoje. Kramnik, o seu adversário de amanhã, 'espalhou-se ao comprido' frente a Svidler, ao errar de forma incrível numa posição ligeiramente favorável, perdendo pela segunda vez consecutiva. Mamedyarov e Topalov lutaram de negras mas nenhum deles conseguiu o ponto inteiro.

Ronda Dez – 25.03.2014, 15:00h (GMT+6)
Karjakin Sergey
½-½
Andreikin Dmitry
Kramnik Vladimir
0-1
Svidler Peter
Aronian Levon
½-½
Topalov Veselin
Anand Viswanathan
½-½
Mamedyarov Shakhriyar
Kramnik deixou hoje de ser candidato ...

Anand repetiu a Najdorf h3 que lhe permitiu vencer Topalov. Mamedyarov estava disposto a lutar, declinando uma repetição de lances após a abertura ter terminado. No entanto, a posição de Anand era sólida e, se alguém tinha vantagem, eram as brancas. O jogador do Azerbeijão aceitou o empate quando as brancas estavam ainda com uma pequena vantagem mas na qual o jogador indiano preferiu não arriscar. Anand está a gerir a vantagem que tem e, durante os jogos, espreita sempre o tabuleiro de Aronian de forma a poder perceber se deverá jogar para o empate ou para a vitória.


...enquanto Anand o é cada vez mais.

Topalov utilizou a linha ultra-sólida da a6 Eslava. Aronian obteve uma vantagem mínima mas, aos poucos, foi empurrado para trás e, a dada altura, era apenas o búlgaro que podia reclamar alguma supremacia. Aronian defendeu suficientemente bem e o empate assentou como uma luva ao que se desenrolou na mesa.
Cada ronda que termina sem que o arménio possa encurtar distâncias, é um reforço na confiança de Anand que, a esta hora, estará a pensar que o seu desejo vai mesmo tornar-se realidade.

Apesar de tudo, Aronian não perde a boa disposição e é
frequente vê-lo sorrir na análise dos jogos

Sem comentários: