segunda-feira, 31 de março de 2014

Criança com Aspergen é campeã de xadrez escolar

Justin Hack, de 11 anos de idade, padece do Síndrome de Asperger - uma forma de autismo que lhe retira facilidade no contacto social e lhe limita, por vezes, o raio de interesses.
Para além disso, Justin sofre ainda do Síndrome de Tourette e de uma desordem obsessiva-compulsiva. Curiosamente, nada disso o atrapalha no que concerne à prática do xadrez.
Pode ter dificuldade na escola mas, no xadrez, Justin Hack é, de longe, o melhor da classe.
Toda a gente tem mais jeito para um determinado desporto e ele encontrou o seu num jogo em que os seus desafios se tornam as suas forças, e onde lhe é pedido que consiga obter ordem e equilíbrio a partir do caos.




A mãe de Justin afirma que as pessoas têm dificuldade em entender a disfunção do seu filho já que ele, aparentemente, parece-se com um qualquer outro rapaz normal.
- " É uma luta. Todos os dias é uma luta" - disse.
Mas o xadrez tornou essa luta um pequeno nada mais fácil. Justin adora jogar online e receber lições de mestres de todo o mundo.
Nesse seu mundo particular, as suas diferenças são parte daquilo que o torna bom no xadrez. Muito bom.
Tornou-se o caso da escola ao vencer o torneio deste ano denominado Grade By Grade que teve lugar na capital inglesa.
Após ter vencido 15 partidas seguidas em cerca de uma hora, Justin venceu ainda dois jogos de playoff para trazer para casa o troféu para o seu escalão etário.
-" Foi fácil." - disse após o sucesso.-" Calculei cada lance."
Apesar de ter começado a jogar há apenas um ano e de alguns dos seus competidores já o praticarem há três e mais anos, o xadrez é ideal para ele uma vez que não requer contacto físico nem conversação, permitindo-lhe ainda utilizar a sua memória fotográfica bem como a sua capacidade analítica.

Fonte: http://www.theobserver.ca

Sem comentários: