sexta-feira, 21 de março de 2014

TC 2014 : Aronian apanha Anand no comado

Hoje os jogadores correram imensos riscos. Kramnik transformou uma posição sóilida e uma pequena vantagem num caos completo. Esteve a perder a determinada altura mas Mamedyarov pregou uma partida a si próprio e perdeu. Topalov auto-destruiu-se após se ter atirado a Andreikin com tudo. Aronian tinha o seu jogo mais estável e venceu Karjakin para empatar com Anand no cimo da tabela. Ao terminar a primeira volta, ninguém pode dizer que tem uma vantagem real para vencer a prova.
Ronda Sete – 21.03.2014, 15:00h (GMT+6)
Karjakin Sergey
0-1
Aronian Levon
Svidler Peter
½-½
Anand Viswanathan
Kramnik Vladimir
1-0
Mamedyarov Shakhriyar
Andreikin Dmitry
1-0
Topalov Veselin

Aronian foi hoje o homem do dia. Não só pela sua brilhante vitória de negras frente ao sempre difícil Sergev Karjakin, mas também pelo facto de ter alcançado Anand no comando deste Torneio dos Candidatos. Anand esse, que empatou uma vez mais e, desta vez, frente a Svidler. O indiano não é um jogador de pequenos detalhes e não faz questão de lutar por algo menor se entender que o que tem é já suficiente. A prova-lo, o russo foi quase forçado a sacrificar um peão mas Anand não o tomou para não expôr muito o seu rei. No entanto, a análise computadorizada dá a tomada do peão como boa. Anand, de negras, manteve sempre a partida morna parecendo que esperava o empate desde o primeiro lance.


Amanhã teremos o início da segunda volta com os dois primeiros classificados a jogarem entre si. Aronian, desta vez de brancas, terá a possibilidade de se afastar de toda a concorrência e, pela primeira vez, manter-se isolado na posição cimeira.

Sem comentários: