quinta-feira, 22 de março de 2012

Xadrez na escola EB1 da Lama

Conforme já aqui demos conta, o Núcleo de Xadrez de Santo Tirso vem fomentando o ensino e a prática do xadrez na Escola EB1 da Lama, numa notável iniciativa da junta de freguesia local na pessoa do seu presidente Alexandre Azevedo que, desta forma, proporciona a algumas dezenas de crianças o contato com o xadrez com todos os benefícios que a modalidade aporta, estando a associação de pais irmanada de igual forma neste projeto.
Hoje de manhã teve lugar novo encontro com os jovens jogadores e, dada a indisponibilidade do Rui Ferreira que habitualmente acompanha o Ricardo Amaral nestas ações, coube-me substitui-lo. 
Confesso que as minhas expetativas eram contidas no que concerne ao entusiasmo e aptidões que poderia vir a encontrar pela tenra idade dos formandos e pelo facto da prática ser (em teoria) silenciosa, estática e individual, o que não se coaduna com o estado de espírito da generalidade das crianças. Fiquei, no entanto, agradavelmente surpreendido por várias razões. Desde logo, pela impaciência das mesmas em iniciar a formação. Depois, pelo corpo docente e pela quantidade de pais presentes num incentivo claro aos seus educandos, onde também não faltou o próprio presidente da junta, elemento essencial pelo despoletar desta atividade. Finalmente, pela curiosidade e pelas perguntas formuladas à medida que as explicações lhes eram fornecidas.
Notou-se, desde logo, que uns têm "mais jeito" do que outros mas, nesta fase, não é tão importante o "jeito" mas o interesse que demonstram, pois é esse mesmo interesse que um dia poderá fazer de uns ou de outros praticantes assíduos e, quem sabe, possa residir ali algum futuro campeão.
Parabéns aos alunos. Parabéns à escola, pais e ao seu corpo docente mas, sobretudo, parabéns à clareza de espírito demonstrada pelo seu presidente da junta para esta iniciativa que, esperamos, possa vir a ser plagiada por outros orgãos de poder local do concelho.

Sem comentários: