quarta-feira, 7 de março de 2012

Illyumzhinov num braço de ferro, confirma Londres como anfitriã dos Jogos dos Candidatos 2012

Após os rumores que levaram a muita especulação e, mais tarde, quase a uma certeza, sobre se Londres seria a cidade anfitriã para o Jogos dos Candidatos 2012, o presidente da FIDE Kirsan Illyumzhinov, confirmou agora oficialmente que a capital inglesa receberá aquele torneio entre 24 de outubro e 12 de novembro próximos.
No entanto, o problema das datas mantem-se dado que colidem, de alguma forma, tanto com o Bilbao Masters, como com o London Chess Classic.
A competição na cidade espanhola está agendada para ter lugar entre 24 de setembro e 13 de outubro, deixando apenas 10 dias para os jogadores descansarem.
London Classic está agendado para o início de dezembro e, sendo assim, será também afetado seriamente dado que a data do seu início é muito próxima do final dos Jogos dos Candidatos. Assim, estas duas importantes competições estarão privadas de apresentar os melhores jogadores se a data não for modificada.
A comissão organizadora do torneio de Bilbao já solicitou à FIDE que reconsidere o agendamento e cresce a expetativa sobre se a FIDE ouvirá esse apelo (tudo indica que não, dado que o anúncio oficial foi feito após a receção da carta de Bilbao), mas se forças influentes como Magnus Carlsen ou Silvio Danailov se opuserem às datas anunciadas, tudo é possível...
Dê-nos a sua opinião!!!
Julga que o Torneio dos Candidatos deveria ser adiado para uma altura mais calma em termos de calendário, de forma a evitar a colisão com outras duas provas de elevado valor competitivo e comercial ?

1 comentário:

Peão Negro disse...

O presidente da FIDE terá de ceder.
Não esqueçamos que jogadores como Magnus, Anand, Kramnik, Aronian entre tantos outros, são profissionais e não permitirão estar ausentes das competições mais marcantes no panorama mundial. Os interesses financeiros prevalecerão e a FIDE recuará.