quarta-feira, 30 de junho de 2010

Torneio de Elite : Carlsen vence com evidente supremacia

Imaginem Usain Bolt, o fabuloso sprinter jamaicano e recordista mundial dos 100 metros, numa corrida contra alguns dos melhores competidores mundiais da especialidade a vencer por uns claros 20 metros. Foi assim que a estrela norueguesa lidou com a oposição no torneio de Kings que teve lugar a semana passada em Medias, na Roménia.
Sem ter sido derrotado uma única vez, Carlsen obteve 5 vitórias e 5 empates, deixando os seus mais directos adversários a uns gordos 2 pontos de distância ao obter 7,5 pontos em 10 partidas.
Foi uma fantástica demonstração do claro domínio deste jovem jogador de 19 anos cujo novo Elo está projectado para ser de 2826, uns 23 pontos acima do segundo lugar de Veselin Topalov. Ninguém, excepto Garry Kasparov, alguma vez subiu tão alto e em breve estará lá sózinho já que cada vez que joga, Magnus vence e, por vezes, por uma larga margem.
Começando com 3 empates, rapidamente acelerou para 4 vitórias consecutivas deixando para os outros jogadores o papel de meros espectadores.
Curiosamente, Carlsen honrou o nome do torneio (King's tournament) jogando o gambito de rei pela primeira vez na sua vida e, por vezes, de uma forma realmente espetacular.

Sem comentários: