quarta-feira, 2 de junho de 2010

Entrevista a Anand

Em entrevista concedida à NDTV da Índia em 2009 ( mas só agora largamente difundida) e, portanto, antes do seu último sucesso de revalidação do título mundial, Anand foca alguns aspectos interessantes e revela algumas curiosidades da sua vida.
Anand foi questionado pela apresentadora, por alguns pequenos entusiastas da modalidade de diferentes clubes de xadrez indianos, por alguns dos seus conterrâneos e pela mulher.
No início da entrevista, é feito um pequeno resumo da sua vida desportiva e reveladas algumas curiosidades. Eis algumas :
- Primeiro jogador a ser o nº 1 em três diferentes formatos do jogo.
- Foi nº 1 do ranking mundial cinco vezes entre Abril de 2007 e Julho de 2008.
- Foi o mais jovem jogador indiano a ser Mestre Internacional (15 anos).
- Nasceu em 1969. Faz 41 anos em 11 de Dezembro.
- Iniciou-se no xadrez com 6 anos pela mão da sua mãe.
- Gosta de lêr, nadar e ouvir música.
- Divide o seu tempo entre Chennai e Espanha com a sua mulher Aruna.
E algumas perguntas e respectivas respostas :
P.- Com 40 anos de idade e tendo começado a jogar aos 6, o que ainda o motiva no xadrez ?
R. - Bom, sempre achei o xadrez interessante e ainda existe muito para descobrir, por isso não vejo razões para me cansar do jogo. Aliás, alguns dos meus maiores feitos aconteceram nos últimos anos...
P.- Quando apareceu no panorama do xadrez mundial (tornou-se GM aos 17 anos) o xadrez indiano não possuía qualquer projecção. Como se sente enquanto responsável por esta evolução ?
R - Bom, é evidente que o xadrez se tornou muito mais popular desde que adquiri o título de GM mas o que acho enternecedor é verificar que milhares de crianças se iniciaram na modalidade dizendo que sou eu a razão dessa dedicação. Não conheço maior elogio. O que penso fazer para retribuir é popularizar o xadrez nas escolas e através da Academia Niit Mind.
P - O que faz para se relaxar antes e depois dos jogos ? (colocada por um colega)
R - Relaxar é muito importante. Depois de cada jogo vou correr para o ginásio. A razão é fácil de explicar. Se me sentar e não fizer nada, começo a pensar no que pode ou podia ter corrido mal. Desta forma, se me for exercitar para o ginásio fico cansado e durmo melhor e tenho menos tempo para me preocupar. Sei de jogadores que acordam uma hora antes dos jogos para terem pouco tempo com que se preocupar com o jogo. São diferentes abordagens para o mesmo problema.
P - Qual a melhor forma de sair de uma situação de zug-zuang ? (colocada por uma criança)
R - (resposta óbvia de Anand) É evita-la. Depois de acontecer é impossível sair.
E vamos apenas em metade da entrevista que pode ser visionada na íntegra aqui .
Deixamos uma última curiosidade :
Há 20 anos quando Anand viajava de comboio, um desconhecido que se sentava ao seu lado perguntou-lhe qual era a sua profissão. Anand respondeu-lhe que jogava xadrez. O desconhecido retorquiu que era impossível ele viver unicamente do xadrez a menos que fosse Viswanathan Anand pelo que aconselhou-o vivamente a repensar o futuro.
Esta vivência é também retratada durante a entrevista num sketch.

Sem comentários: