segunda-feira, 19 de abril de 2010

O vulcão islandês afectará o Campeonato do Mundo ?

Na passada quinta-feira, o campeão do mundo Vishy Anand viajou de avião desde Madrid onde reside, para Sófia na Bulgária, local marcado para o próximo Campeonato do Mundo, conforme noticiamos em devido tempo.
Nessa viagem, estava prevista uma escala em Frankfurt, Alemanha para, no dia seguinte, rumar finalmente à capital búlgara. No entanto, mal o seu avião aterrou em solo germânico, recebeu a informação de que todos os vôos de e para aquele aeroporto estavam cancelados, devido à nuvem de cinzas emanadas pelo vulcão islandês. Lentamente, um aeroporto atrás do outro foram sendo progressivamente encerrados até que, na passada sexta-feira, os mais importantes na Europa (e todos na Alemanha) estavam completamente parados. Anand estava com um problema entre mãos e impotente para o resolver.
O vulcão causador de toda esta agitação está localizado sob Eyjafjallajökull, um dos glaciares mais pequenos daquele país. Com 1.666 metros de altura, tem tido erupções relativamente frequentes desde a Idade do Gelo, registando-se 3 maiores em 920, 1612 e de 1821 a 1823.
No mapa da Europa pode-se ver a enorme nuvem de cinzas que se estendia à data de 17 de Abril de 2010 por quase toda a Europa Central e compreender a dificuldade de Anand em obter vôo para Sófia desde Frankfurt. Topalov, viajando desde Leste, tem mais opções para conseguir chegar a solo búlgaro. Anand propôs um adiamento de três dias para que a competição tivesse lugar - proposta rapidamente recusada pelas altas instâncias que gerem o xadrez. Assim, o campeão do mundo não teve outra opção que fazer-se à estrada, a caminho do local onde decorrerá a contenda.

Sem comentários: